Ana Sinfonia / Divulgação

A Semana Azul nasce da vontade de compartilhar informações e dúvidas, construir novos caminhos para a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio da arte e do diálogo. De 21 a 25 de junho, vamos adentrar no universo do autismo com bate-papos com especialistas, cinema, programação cultural inclusiva e muito mais. A programação inclui ainda uma feira de serviços com as participações do Detran-DF e da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal.

“Quando convivemos de perto com o autismo fica claro que a informação é o grande elemento de transformação tanto para o desenvolvimento da pessoa com TEA quanto para a inclusão na sociedade. É compreender as necessidades e diferenças para poder conviver em respeito às individualidades de cada um”, comenta uma das idealizadoras do projeto, Jaqueline Dias.

“Em função da publicização, o autismo está em pauta, mas a sociedade ainda precisa conhecer melhor, entender, conviver para incluir de verdade e brigar por políticas públicas efetivas, oportunizando acessos à saúde,  educação, cultura, mercado de trabalho que estão muito aquém das necessidades”, explica Cíntia Rogner, co-idealizadora da Semana Azul e mãe de Fábio, diagnosticado com TEA aos 3 anos.

A programação de diálogos será híbrida com bate-papos no YouTube/@semanaazul e no Espaço Cultural Renato Russo. Entre os convidados, educadores, especialistas, familiares e pessoas com TEA: Mara Rubia, Viviani Guimarães (MOAB), Ana Gulias, Andrea Werner, Edilson Barbosa (MOAB) Ana Steinkopf, Michele Procópio, Marcos Petry, Alexandra Eusébio, Igor Viana (SEPCD), Lucinete Andrade (ABRACI).

E nos dias 24 e 25/6, a partir das 14h, no Espaço Cultural Renato Russo, Espaço Sensorial com Heitor Gavino (Sou Muito Mais Esportes Adaptados), visitas mediadas nas exposições com arte-educadores, contação de histórias, sessão de cinema adaptada, lançamentos de livros e apresentação do musical Uma Sinfonia Diferente, primeiro do gênero no Brasil estrelado por autistas, em  parceira com musico-terapeutas e voluntários. Todas as atividades serão gratuitas. A programação é gratuita.

 A Semana Azul é realizada no mês de junho – escolhido por ser o dia 18/6 uma data simbólica importante – Dia do Orgulho Autista.  O projeto Semana Azul é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e conta com apoio da Secretaria da Pessoa com Deficiência/DF, Detran/DF, Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), Associação Brasileira de Autismo, Comportamento e Intervenção (ABRACI-DF) e Instituto Steinkopf.

Por quê realizar a Semana Azul?

No fim dos anos 1980, uma a cada 500 crianças era diagnosticada com autismo. Hoje, a taxa é uma a cada 44. O significativo aumento chamou atenção até da ONU (Organização das Nações Unidas), que classificou o transtorno como uma questão de saúde pública. Atualmente, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), divulgou um novo índice, a cada 36 pessoas nascidas, uma tem autismo.

Geralmente o autismo tem início na infância e permanece durante a adolescência e vida adulta. Ainda não se sabe precisar exatamente os fatores que levam ao aumento significativo dessa população de pessoas com condições especiais – só no Brasil são mais de 2 milhões. A agência da ONU diz que uma combinação de diversos fatores pode deixar a criança mais propensa à condição, como questões ambientais e genéticas.

Mas o que é inegável é a necessidade de se falar sobre o autismo, trocar informação e construir caminhos para inclusão dessa fatia significativa da população. Derrubar tabus, erradicar o preconceito por meio da informação. Abrir espaços para que eles possam se integrar à sociedade de maneira mais plena, incluindo o acesso à arte e educação.

A Semana Azul propõe uma programação que traz luz a temas ainda pouco abordados com o público em geral. Serão diálogos e atividades culturais para colocar o assunto em evidência e convidar a sociedade para um diálogo, incluindo famílias, educadores, profissionais especializados e interessados. Uma semente para a criação de novos caminhos para cultura e educação dos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e novas relações com a sociedade.

Programação completa em www.semanaazul.com.br e @semanaazul.

 

Deixe um comentário