A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que ocorre anualmente, geralmente em maio, para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Este ano, a 23ª edição, com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, acontecerá de 12 a 18 de maio. Neste contexto, o Programa Educativo do CCBB Brasília propõe uma imersão sensorial, histórica e simbólica em uma das mais potentes manifestações da cultura afro-brasileira: o Tambor de Crioula. A programação de maio também conta com outras atividades gratuitas, como a Oficina de Musicograma e a Oficina de Desenho para Adultos.
Mais que dança, o Tambor de Crioula é corpo que narra, tambor que testemunha, roda que resiste. Conduzida por Frazão e Camila Dark, pesquisadores e praticantes dessa arte desde 2015, a Oficina de Tambor de Crioula traz aos participantes uma vivência para quem deseja não apenas aprender a dança, mas compreender a complexidade cultural que a sustenta.
A Oficina de Musicograma convida pessoas de todas as idades para uma experiência musical coletiva, acessível e envolvente. A partir do uso do musicograma — uma partitura visual e intuitiva, pensada para quem não possui formação em leitura musical — os participantes serão conduzidos pelo Educativo a interpretar uma seleção de músicas clássicas, utilizando instrumentos de percussão confeccionados com materiais recicláveis.
Arte Livre é a oficina de Desenho para Adultos estimula o aprendizado técnico e à expressão criativa. Os participantes exploram diferentes técnicas, materiais artísticos e princípios de composição visual, ampliando seu repertório e desenvolvendo habilidades que estimulam o pensamento crítico e a resolução de problemas.
Essas e outras atividades realizadas pelo Programa Educativo do CCBB são gratuitas, mediante retirada de ingressos presencial ou pelo site www.bb.com.br/cultura.
Serviço
Oficina de Tambor de Crioula
Horário: 17/05 (sábado), às 15h30
Local: Vão Central
Duração: 60 minutos
Faixa Etária: Livre
Capacidade: 60 participantes
Oficina de Musicograma
Horário: 31/05 (sábado), às 10h.
Local: Vão Central
Duração: 60 minutos
Faixa Etária: Livre
Capacidade: 60 participantes
Arte Livre – Oficina de Desenho para Adultos
Horário: sábado, domingo e feriado, às 17h30
Local: Sala do Programa Educativo
Duração: 50 minutos
Faixa Etária: A partir de 16 anos
Capacidade: 10 participantes
Mini Bios
Frazão
Raimundo Carlos Frazão Ribeiro, conhecido como Frazão por seus pares na cultura popular, é descendente direto dos Quilombolas, da Baixada Maranhense e tem a como herança familiar a aptidão para a arte e para a música. Atualmente, é músico percussionista do DF e apoia e participa de diversos grupos da cultura popular, como o Tambor de Crioula Lua Nova e Flores de São Benedito, da Banda da Mestra Martinha do Coco.
Camila Dark
Arte educadora, produtora cultural, percussionista e brincante nas artes populares. Dark inicia sua caminhada em 2014 com 18 anos fazendo saraus no Coletivo das Ruas e participando dos grupos Baque do Cerrado e da banda Martinha do Coco. Participou dos grupos Filhas de Oyá, Ôlindas, Batuquelê, Lua Nova.