Brasileira vivendo na República Tcheca desde 2016, a cantora e compositora Ellie Haze—nome profissional de Heloisa Fernandes–, vocalista da banda TEHA, lança música em português voltada para o público nacional. O single “Desabafo” será disponibilizado nas plataformas de streaming a partir de 9 de abril (no dia 8 de abril o grupo realizará uma live no Youtube, chamando para o lançamento) e se trata exatamente disso: de um desabafo, um canto de repúdio e lamento pela degradação na Amazônia. Apesar da temática grave, o tom não é melancólico. A interpretação da cantora é enérgica

Foi muito difícil assistir a floresta ardendo em 2019. Como canto na música, ‘eu vi a Terra chorar’. Diante dos acontecimentos, sejam ambientais, econômicos ou políticos, muitos optaram por se isentar de qualquer responsabilidade ou consciência dos fatos, numa fogueira de impunidade. Escrever essa música foi uma forma de fazer algo a respeito, de reagir a essa impotência que se apresenta”, explica a cantora e compositora.

Ellie, que no Brasil já atuava musicalmente e fez parte de bandas como a SACHE, viveu outras experiências em Praga até montar, em 2019, a Teha ao lado de Danny Hearts (compositor, escritor e backing vocal ocasional) e Andrew (produção musical, composição e backing vocal ocasional). Representando a banda Hello Danny, por exemplo, chegou a se apresentar na CeskoSlovensko Ma Talent (Tcheco Eslovaco tem talento).

A origem do nome da banda, como a sua pronúncia sugere, vem de Terra. “Todos nós temos um apreço pela natureza e por tudo o que ela representa: a Vida, o Todo, o Divino. Nosso objetivo é espalhar pelo planeta mensagens positivas de amor, aceitação e tolerância. Então TEHA soou para nós como uma palavra que englobasse tudo isso”, explica.

Apesar de a música ser interpretada em sua língua mãe e buscar uma maior aproximação com o público brasileiro, Ellie acredita que, mesmo com a barreira idiomática, “Desabafo” desperte interesse no público europeu. “A pauta ambiental é de extrema importância mundial e estão todos de olho no que acontece na Amazônia. Além disso, adicionamos à música elementos do Funk Brasileiro, que está em alta no atual cenário internacional.”

A composição musical da TEHA é produzida eletronicamente e as referências flutuam entre Pop, Future Bass, EDM e o Funk brasileiro. A banda já lançou sete músicas: “Lovely” (Remix), “Mother Earth”“Judge me”“Love (outro)”“Sacred Feminine”“Believe” e “Everything I Wanted” (cover). A tecnologia e a comunicação audiovisual também é muito importante par a banda, que além de investirem em gravações de qualidade, apostam na produção de videoclipes e lyricvideos.

A primeira apresentação oficial da banda estava marcada para março de 2020. Com o agravamento da pandemia e adiamentos sucessivos, os integrantes formataram as prioridades e se dedicaram a aprimorar e ampliar o repertório e adquirir equipamentos de som e luz. No período, chegaram a participar da versão online do festival Home Grown, da Garden Wonder, que contou com artistas de todo o mundo e agora negociam outras possibilidades, também no âmbito digital.

TEHA / Divulgação

Sobre Heloisa Fernandes (Ellie Haze)

Sagitariana clássica, amante de aventuras, apaixonada pela natureza e com necessidade vital de explorar o mundo e todos os seus mistérios. Como a pandemia atravessou o caminho da humanidade e o recolhimento se faz necessário, ela usa a música e os meios digitais para viajar e alcançar as pessoas.

Nascida em Joinville, em 1993, foi a partir dos seis anos de idade, que a Helô, como é tratada por amigos e familiares brasileiros, começou a chamar atenção por seu canto. Era a atração das reuniões familiares e escolares, com sua afinação e domínio vocal. A veia musical vem de família e de um ambiente sonoro, com a viola tocada pelo avô, e tios e tias cantando e tocando em corais religiosos.

Antes de enveredar pela música com uma atitude profissional, sonhou em ser veterinária e atriz, estudou fora, cantou em coral e deu aulas de inglês. Sua primeira banda oficial foi a SACHE, que fazia cover de Arctic Monkeys. Entre idas e vindas, conflitos internos e externos entendeu que sua felicidade era cantar!

Em parceria com WB e Strike Joinville, gravou um DVD com músicas cover em 2016. O trabalho foi produzido pela AC Videos, mesma produtora a gravar o show do Paul McCartney em Florianópolis. A divulgação do DVD ficou em segundo plano, já que no mesmo ano surgiu a oportunidade de se mudar para República Tcheca em busca de novas oportunidades. Vendeu o que pôde e embarcou com a noiva Arielle e seus gatos para uma nova vida.

Após um ano morando em Praga, Ellie conheceu Danny Hearts. Depois de algumas experiências e a participação na banda Hello Danny, uniram-se a “The Oraphim” (Andrew). Foi quando surgia a TEHA…

Heloisa Fernandes ou Ellie Haze ainda segue lutando muito pelo seu espaço no cenário musical e ainda tem muito a ser dito sobre sua trajetória pessoal e profissional

Ellie Haze / Divulgação
Deixe um comentário