Projeto Xilogravura e Literatura de Cordel de Valdério Costa

Com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF, o projeto “Xilogravura e Literatura de Cordel” do artista visual Valdério Costa mescla Artes Visuais e Poesia em uma abordagem íntima da cultura nordestina, o que remete o público ao Sertão e coloca em destaque a Xilogravura, arte que há décadas acompanha grande parte das capas dos folhetos populares de Literatura de Cordel.

Ao estudar Artes Plásticas na Universidade de Brasília (UnB), Valdério Costa se identificou com as técnicas de Desenho, Xilogravura e Pintura. Desenvolveu seu próprio estilo nestas linguagens, em especial, na Xilogravura. Este artista, filho do Rio Grande do Norte e inspirado por cenários do Nordeste, iniciou uma relação artística de intimidade com elementos do Sertão como os cantadores, carros-de-boi, plantas e animais da Caatinga. Suas xilogravuras permearam inúmeros folhetos e livros de poetas do Cordel. Também desenvolveu em homenagem à Capital seus projetos “Xilos Brasilianas” e “Brasília em Xilogravuras”.

O projeto mescla atividades presenciais com ações virtuais, como a palestra do internacionalmente renomado artista J Borges, que aborda a Xilogravura na Literatura de Cordel em uma “live” nas redes sociais. O projeto também agrega os repentistas Chico de Assis e João Santana, os poetas declamadores Lilia Diniz e Valdenor de Almeida e o mestre cordelista Donzílio Luiz de Oliveira, representando o universo da Poesia Nordestina que caminha junto com a Xilogravura no mundo do Cordel.

O projeto prevê uma exposição de 13 obras inéditas de Xilogravura de Valdério Costa e outras em locais como a Casa do Cantador e o Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul. Durante as exposições serão realizadas apresentações de repentistas, poetas e teatro de mamulengos. Também serão realizadas oficinas de Xilogravura de Literatura de Cordel voltadas a estudantes da rede pública.

Vale ressaltar a relevância da realização deste projeto que coincide com a publicação de uma lei publicada no Diário Oficial do DF em 13 de setembro de 2021. A norma estabelece que as atividades de cantador, cordelista e xilogravurista são profissões artísticas no Distrito Federal. “A lei vai ser fundamental para valorizar os profissionais que fazem Xilogravura, inclusive permitindo que eles participem de projetos, como os editais do FAC (Fundo de Apoio à Cultura)”. Celebra Valdério Costa.

Programação completa:

Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul):
Exposição de Xilogravuras de Valdério Costa na Galeria Parangolé (Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul). Visitação gratuita até 31 de outubro, de sexta a domingo, de 10:00 às 16:00;

Online:
08/10 – Live de Repente, Mamulengo e Poesia e Palestra de J Borges
19h30 – Apresentações da Poeta Lilia Diniz, do grupo Mamulengo Fuzuê e dos repentistas Chico de Assis e João Santana
https://web.facebook.com/valderiodacosta
https://www.youtube.com/user/jcultural

20h30 – Palestra de J Borges, com participação de Valdério Costa

https://www.instagram.com/valderioartes/

09/10 – De 14h a 18h – Oficina de Xilogravura Online com Valdério Costa

https://web.facebook.com/valderiodacosta

10/10 – De 14h a 18h – Oficina de Literatura de Cordel Online com João Santana

https://web.facebook.com/valderiodacosta

Casa do Cantador:

15/10 às 20h – Transmissão de Live com apresentações dos repentistas Chico de Assis e João Santana, da poeta Lilia Diniz e do poeta Valdenor de Almeida

https://web.facebook.com/valderiodacosta

https://www.youtube.com/user/jcultural

16/10 – De 09h a 13h – Transmissão de Oficina de Xilogravura Online com Valdério Costa

https://web.facebook.com/valderiodacosta

17/10 – De 14h a 18h – Transmissão de Oficina de Literatura e Cordel Online com Chico de Assis

https://web.facebook.com/valderiodacosta

Presencial:

Escolas na Ceilândia e São Sebastião:

13/10 – Apresentação de Repentistas na Escola Classe Lajes da Jiboia de Ceilândia;

14/10 – Apresentação de Repentistas na Centro de Ensino Fundamental São José, em São Sebastião;

Artistas do projeto:

Valdério Costa – Xilogravador

J Borges – Xilogravador

Chico de Assis e João Santana – Dupla de repentistas

João Santana – Cordelista

Donzílio Luiz de Oliveira – Cordelista

Valdenor de Almeida – Poeta declamador

Lilia Diniz – Poeta declamadora

Mamulengo Fuzuê – Grupo de Teatro de Bonecos

Deixe um comentário