Créditos: Freepik / Divulgação

Recentemente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para mais uma onda de calor no Centro-Oeste. Conforme informou o Climatempo, há uma grande massa de ar seco sobre a região, que também abrange o Sudoeste e Nordeste brasileiro. Por isso, segundo o órgão, os próximos dias serão de poucas nuvens e falta de chuva, o que ocasionará o aumento da temperatura. De acordo com o boletim, a sensação térmica será ainda maior, com temperaturas de até 5º C acima da média, e deve durar de 3 a 5 dias.

Nesse momento, é preciso manter alguns cuidados. A médica Mariana Arraes, especialista em emagrecimento e longevidade saudável, explica que é essencial cuidar da hidratação do corpo em dias de muito calor, assim como evitar exposição ao sol das 10h às 16h. Ela destaca que, além de beber muita água, alguns alimentos podem ajudar a se refrescar adequadamente e aliviar os sintomas dessa onda de calor. Confira:

– Águas aromatizadas ou saborizadas

– Sucos e chás naturais

– Frutas ricas em água (melão, melancia, morango, laranja, limão, abacaxi, maçã e mamão)

– Picolé natural da fruta

– Açaí

Dra Mariana acrescenta: “os cuidados com a alimentação, seja no calor ou em qualquer época do ano, não precisam ser um castigo, eles podem e devem ser prazerozos”. A especialista reforça que é crucial evitar o sol, usar roupas leves e beber bastante água em pequenas quantidades.
 

Atividade física

O professor de educação física Carlos Eduardo Nerosky, do Colégio Everest Brasília, reforça que se exercitar em clima quente pode aumentar rapidamente a temperatura central do corpo e traz risco de exaustão por calor ou insolação. “A exaustão por calor pode se desenvolver após vários dias de exposição a altas temperaturas e reposição inadequada ou desequilibrada de líquidos”, comenta o educador.

Conforme o docente, é fundamental a ingestão de líquido antes, durante e pós exercício, pois o calor e o tempo seco provocam desidratação. “É importante também evitar horários próximos ao meio-dia e se for treinar em local fechado, procure lugares bem ventilados ou com controle de temperatura”, conclui o professor.

Deixe um comentário