Evento reúne maquiadores e caracterizadores do mercado brasileiro

Esfume, o 1º Encontro Formativo de Caracterização e Maquiagem Artística do Centro-Oeste acontecerá de 02 a 06 de maio. Online, feito a partir de Brasília para todo o Brasil, o evento tem a missão de democratizar o acesso à formação de qualidade, debater temas atuais e impulsionar a profissionalização do setor. O encontro reunirá grandes nomes do cenário nacional, profissionais atuantes na moda, em séries e filmes distribuídos em canais como Globo, Netflix, HBO, Disney+, StarPlus e Amazon Prime, em produções como “Aruanas”, “Cidade Invisível”, “Bom Dia Verônica”, “A Magia de Aruna”, “A viagem de Pedro”, “Bacurau”, “Reality Z”, “Caranguejo Rei”, “Divino”, entre outros.

Ao mesmo tempo em que a demanda por profissionais qualificados tem crescido muito no mercado brasileiro enquanto vivemos o impacto da vinda dos streamings para o país, é possível perceber a dificuldade para encontrar informações e cursos de especialização para quem almeja seguir carreira na área. Ainda que a indústria da beleza tenha muitas feiras e congressos, a caracterização e a maquiagem artística têm técnicas, processos, aplicações e formas diferentes, muito específicas, e que requerem profissionais especializados.

Entre os profissionais que compartilharão conhecimentos, técnicas, experiências e dicas, estão Débora Saad, Zé Lucas, Koichi Sonoda, Morena Gallo e Alexandra Vinagre. A arquiteta brasiliense Alexandra, que trabalha com caracterização desde 2014, é curadora e uma das idealizadoras do Esfume.

“A caracterização é um fator determinante para estabelecer a narrativa dentro do mercado artístico. Antes de ouvir qualquer palavra, a gente se conecta com o visual e começa a estabelecer caminhos possíveis a partir disso. Seja na criação de uma persona para desfile, artista, show ou na criação de um grupo de personagens para filmes, séries e espetáculos. O poder do nosso trabalho para transmissão da mensagem está sempre lá e o Esfume surge com a intenção de abrir caminhos para a carreira de novos profissionais e para impulsionar os que já estão no mercado, por meio da ponte com pessoas renomadas do setor, da orientação sobre questões legais e burocráticas essenciais na construção de uma carreira sólida e consistente e do aprendizado constante”, afirma Alexandra. 

Com a intenção de reunir olhares sobre a cena local e valorizar profissionais do Distrito Federal, em uma ação exclusiva para as redes sociais do evento, será exibida a série “Nossa Cena  – Maquiagem na Capital”, que terá como convidadas as profissionais Camila Rodrigues, Pat Veiga e Clarissa Melasso.

Mercado em expansão

O interesse do segmento pelo evento é grande. Inicialmente, a expectativa era de receber 80 inscrições, mas acabou alcançando mais de 300 em apenas quatro dias de divulgação. Além do Distrito Federal, os interessados se inscreveram a partir de Pernambuco, São Paulo, do Amazonas, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, da Bahia e até de Portugal.

Estamos trabalhando em conjunto para tentar ampliar ainda mais as vagas e abraçar iniciantes e profissionais que buscam se desenvolver na área. A grande procura reforça a nossa percepção e nos diz que estamos no caminho certo. Os cursos, normalmente, são muito caros e acabam limitando as possibilidades de muita gente talentosa. Felizmente, como este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, tivemos condição de reunir um super time para compartilhar conhecimento. E o que é melhor: gratuitamente, com emissão de certificado, da forma mais acessível possível”, ressalta Moara Ribeiro, Idealizadora e diretora geral do Esfume.

Cast

Débora Saad (RJ)

Com 13 anos de carreira, formada em Cinema e Audiovisual na UFF, se especializou na  Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Instituto L’óreal Professionnele na Cinema Makeup School em Los Angeles. Tem no currículo trabalhos realizados para cinema, Netflix, HBO, Paramount e Disney +.

Zé Lucas (PE)

Maquiador desde de 2011, o pernambucano baseado em São Paulo atuou em obras como Bacurau, Noites alienígenas (em cartaz nos cinemas), Swinguerra e Vale dos Esquecidos (HBOmax). 

Koichi Sonoda (SP)

Artista visual, maquiador artístico, ilustrador e designer de moda, assinou trabalhos como a capa da ELLE Brasil especial de 30 anos – com a modelo Isabeli Fontana. Participou dos programas Amor e Sexo (Globo), programa da Sabrina (Record) e o reality show Super Bonita (GNT). Em 2022 palestrou no congresso internacional de maquiagem na Beauty Fair.

Alexandra Vinagre (DF)

Ao longo de sua trajetória integrou a equipe de caracterizadoras como Tayce Vale e Gabriela Britsky e participou de séries e filmes como “Meu nome é Gal”, com lançamento previsto para este ano; “Sintonia” (Netflix), “As Five” (Globoplay), “Além do Guarda Roupa” (HBOMax), “Vidas Bandidas” (Starplus), “Vale dos Esquecidos” (HBOMax) e assinou a caracterização do longa “Porque você não chora?” (2020, de Cibelle Amaral) e do curta “As Miçangas” (2022, de Emanuel Lavor e Rafaela Camelo). 

Sônia Santana (SP)

Presidenta do Sindcine – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal

Morena Gallo (SP)

Estreou no audiovisual em 2015, quando ainda trabalhava com maquiagem social e penteado em salão de beleza. Hoje vive de fazer caracterização, como as que fez para as séries Aruanas (Globoplay) e Cidade Invisível (Netflix).

ALY (DF)

Estudante de Arquitetura e Urbanismo, ele permeia sua visão artística dentro de todo cenário fonográfico e audiovisual. Produtor de conteúdo para as redes sociais, tem foco em propagar a cena periférica urbana através da música, cultura e moda.

Camila Rodrigues (DF) 

Camila Rodrigues tem 23 anos e é maquiadora desde os 16. Ela viu sua carreira crescer rapidamente a partir de 2019, após focar na produção de conteúdo para internet. Hoje possui mais de 100 mil seguidores no TikTok e 30 mil no Instagram. Hoje 80% de suas clientes e alunas chegam até ela através das redes sociais. Além de creator, Camila trabalha com noivas, atendimento social e ministra cursos para profissionais e iniciantes. 

Wemmia (DF)

Liderança apoiada pelo Fundo Baobá de Equidade Racial, educadora e conectora de gestores/empreendedores comunitários, estudante do MBA de Gestão, Empreendedorismo e Inovação Empresarial. Ela é sócia-fundadora da RAIX, marca de vestuário que busca valorizar a cultura periférica do DF. É associada ao Instituto Afrolatinas, compõe a Rede Urbana de Ações Sócio Culturais– RUAS, em paralelo ao trabalho de Assistente Social na área de Direitos Humanos com foco na criança e juventude. 

Luis Cambuzano (SP)

Formado em Propaganda e Marketing, Luis é artista e artesão autodidata. Já trabalhou produzindo objetos artísticos, adereços, bonecos e maquiagem para teatro, artes visuais, moda, publicidade e cinema. Iniciou seu trabalho na maquiagem em 2014 na área de moda, onde fez revistas, editoriais, campanhas, catálogos e desfiles. Migrou para o cinema em 2017 e, desde então, assinou dois projetos e tem sido assistente em vários outros.

Clarissa Melasso (DF

Começou a maquiar na faculdade de Artes Cênicas da UnB e ingressou no mercado de audiovisual em 2015, fazendo assistência em longas e séries e assinando curtas ao longo desse período.

Bombom (SP)

Paulistana de raízes nordestinas, teve seu primeiro contato com o audiovisual em curso realizado no Instituto Criar (SP). Já formada, trabalhou no Teatro Municipal por cinco anos para, em seguida, ingressou no mercado do audiovisual e da moda. Atualmente é freelancer e transita pelas áreas de publicidade, cinema, TV e maquiagem social.

Pat Veiga (DF)

Maquiadora profissional desde 2013, foi artista da MAC durante 5 anos, onde se especializou com grandes profissionais do mercado e ministrou cursos. Atualmente assina maquiagem e caracterização em videoclipes, shows, desfiles e filmes. Entre seus trabalhos, destaque para o editorial da marca Luicce atelier, replicado pela Vogue Brasil; Kung Fu Allef, curta-metragem de Gabriel Pinheiro e desfile autoral da marca Zodter

Mona Fiúza (DF)

Iniciou sua carreira em 2016, após um curso de maquiagem social. Em seguida, migrou para área artística aperfeiçoando técnicas e se aprofundando no conhecimento sobre pinturas, texturas e a cultura afro nessa área. Hoje é especialista em peles pretas e suas artes. Atualmente é responsável pela maquiagem artística do Bloco das Divinas Tetas e das cantoras Ane Êoketu e Saraní. Assinou os clipes e show de gravação do DVD de 25 anos de carreira da Rapper Vera Verônika, primeira rapper do Distrito Federal.

Adriano Campos (DF)

Produtor, gestor e arte-educador, desenvolve estudos técnicos e soluções tecnológicas para a área de cultura desde 2014. Coordena as Oficinas Populares de Gestão Cultural desde 2015, em um projeto de formação de agentes culturais das periferias iniciado em 2011. Formou dezenas de artistas e pequenos produtores que se qualificaram para elaborar e fazer a gestão de seus projetos. Participou da luta pela aprovação da Lei Orgânica da Cultura, foi Conselheiro de Cultura de Taguatinga e colaborou com dezenas de projetos. 

Programação:

O Esfume está dividido em três módulos:

Oficinas Gerais, Oficinas Específicas e Mesas de bate-papo.

 Atividades com inscrição prévia:

 – 02 a 05/05 Elaboração de projeto com Adriano Campos

– 03/05 Maquiagem Realista com Débora Saad;

– 04/05 Caracterização Audiovisual com Zé Lucas;

– 05/05 Descomplicando a maquiagem artística com Koichi Sonoda;

– 06/05 Efeitos Especiais direto do kit com Zé Lucas

Atividades abertas ao público e transmitidas no canal de youtube.com/@esfume, sem necessidade de inscrição prévia:

02/05

10h: Formalização Profissional com Sonia Santana, presidente do Sindcine;

14h: Segurança sanitária e conduta no set com Alexandra Vinagre;

16h: Planejamento de set com Morena Gallo

03/05

16h: Bate-papo: Influência LGBTQIAPN+ nas tendências com Clarissa Melasso, Koichi Sonoda, LuisCambuzano e Alexandra Vinagre. Mediação: Wemmia;

04/05

16h: Bate-papo: O impacto da globalização no mercado da beleza com ALY, Camila Rodrigues e Wemmia. Mediação: Alexandra Vinagre;

05/05

16h: Bate-papo: Representatividade no set com Mona Fiúza, Bombom, Morena Gallo, Pat Veiga e Alexandra Vinagre. Mediação: Wemmia;

Serviço:
De 02 a 06 de maio
On-line, gratuito e com certificado
youtube.com/@esfume
instagram.com/esfume_
Site: esfume.com

Deixe um comentário