Créditos: Lilyan Veloso

A Vila Telebrasília se prepara para receber, pela primeira vez, a folia do Bloco Batukenjé na Rua. No dia 11 de fevereiro, a partir das 15h, próximo a Avenida das Nações, adultos e crianças poderão brincar e pular o carnaval candango ao ritmo de um dos grupos percussivos mais tradicionais do nosso Quadradinho, o Batukenjé. O evento que integra a agenda do DF Folia 2024, é gratuito e promovido pela Associação Amigos do Futuro e pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

De acordo com a organização do Bloco, o Batukenjé na Rua é um festejo voltado para todas as idades. A proposta é promover um ambiente inclusivo, onde crianças, jovens, adultos e idosos possam se reunir com tranquilidade e segurança  para celebrar a diversidade cultural candanga. 

“O nosso grupo, desde sua fundação, promove uma arte inclusiva, sem preconceitos e acessível. Todos podem participar. No carnaval, não poderia ser diferente, queremos que todas as pessoas possam aproveitar essa celebração que além da diversão também nos permite uma conexão com a nossa ancestralidade”, comenta Célin du Batuk, diretor do Grupo. 

O Bloco na Vila 

A Vila Telebrasília, bairro candango considerado parte do Plano Piloto, surgiu junto com a construção da capital federal e abriga uma grande comunidade de pioneiros. A região que destoa um pouco das tradicionais quadras é cheia de áreas verdes e praças arborizadas. Não à toa, esta foi a Vila escolhida para o Bloco Batukenjé na Rua. 

“Temos vários integrantes do grupo que residem na Vila, além disso, essa é uma oportunidade de descentralizar o carnaval e celebrar nossa diversidade cultural neste bairro que é parte importante da história e memória de Brasília”, explica a produtora-executiva do bloco, Luciana Vecchi.

O evento promete uma programação que inclui esquenta com o DJ El Bruxxo, apresentação da cantora baiana Nena da Mata e o grupo percussivo Batukenjé que conta com mais de 30 integrantes. O ponto de concentração do bloco será próximo a Avenida das Nações, na Praça da Cultura.

O legado do Batukenjé

O grupo Batukenjé promove a cultura popular no DF há quase duas décadas. Fundado em 2006 por Mestre Célin du Batuk, o grupo tem suas raízes na tradição percussiva do Brasil. Com uma história rica no Carnaval de Brasília desde 2007, o Grupo Batukenjé se apresentou em  diversos blocos tradicionais da cidade como Pacotão, Galinho, Suvaco da Asa, Bloco da Toca, Bloco do Seu Júlio e Encosta que Cresce. 

Em 2024, o grupo decidiu apresentar sua proposta de Carnaval independente, reafirmando seu compromisso com a preservação e reinvenção das expressões musicais brasileiras.

Há poucos dias do Carnaval deste ano, o grupo teve a oportunidade de se apresentar em Salvador, no Rio Vermelho, durante as festividades do Dia de Iemanjá, reforçando seus laços com as tradições percussivas  brasileiras.

Serviço – Bloco Batukenjé na Rua

  • Local: Praça da Cultura, Vila Telebrasília

  • Data: 11 de fevereiro

  • Horário: A partir das 15h

  • Redes: @batukenje

Deixe um comentário