Arte e poesia visual no cotidiano. Esta é a proposta de Carmen San Thiago ao criar o Calendário 2023 e aproximar sua arte do dia-a-dia. As ilustrações trazem cenas que compõem o vasto repertório da artista natural de Rondônia, que adotou Brasília como sua cidade. As ruas e a arquitetura da capital, as cores da natureza da Cidade-Parque compõem sua poética, além de andanças por outras regiões do Cerrado.

“Eu tenho uma certa vivência com algumas festas do Cerrado. Vi encontros de Congadas em Catalão com o povo de terreiro. Um pouco antes disso, já viajava pelo interior e conheci diversas comunidades. São experiências que eu tenho desde criança lá em Rondônia, quando tive a oportunidade de conhecer várias cidades porque meu pai era das telecomunicações e levava o telefone para essas localidades. Viajamos para aldeias e comunidades ribeirinhas.” Conta Carmen San Thiago sobre sua trajetória de quase vinte anos onde pinta o que vê.

“É um olhar que atravessa e é perpassado por estas memórias visuais. Já tive até permissão para visitar terreiros de candomblé, fotografar e ilustrar algumas obrigações de santo nesta rica cultura também relacionada com plantas de cura.”

Carmen San Thiago introjeta nas telas todos estes registros e um rico caleidoscópio de seu próprio imaginário.

“Faço uma uma verdadeira mistura de todas as minhas referências e crenças. São desenhos de cabaças, miçangas, contas, santos, orixás, animais na floresta reunidos em cenários que construí dentro da minha casa”, revela.

Carmen é uma flâneur que paira como borboleta e registra todas as bagagens de suas passagens, incorporadas em suas imagens em uma cartografia pessoal deste mundo de experiências em trânsito.

Imagens de acalanto idílico onde o brasiliense se reconhece e se conforta. Nada como ter essa leveza impressa e sempre à vista em casa ou no trabalho. O calendário rememora a mudança de estações, cores, lugares e não-lugares oriundos do trajeto da artista.

Os doze desenhos que compõem o anuário foram elaborados com a técnica de pintura acrílica e aquarela.

Deixe um comentário