Foto: Webert da Cruz

O Festival Territórios Ballroom, primeiro festival LGBTQIAP+ da Cidade Estrutural (DF), acontecerá de 17 a 20 de agosto com uma programação educativa e diversa. Com objetivo de celebrar e promover vidas LGBTQIAP+, o evento tem uma programação de dança voguing, autoconhecimento, cultura Ballroom, e também com outros temas relevantes para a comunidade, como saúde sexual, prevenção, diagnóstico e tratamento HIV/AIDS na periferia. Um projeto de inclusão, acolhimento e educação por territórios de respeito à diversidade sexual apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).

Durante quatro dias, o festival oferecerá uma série de atividades como rodas de conversa, oficinas e balls (bailes) sobre diferentes aspectos da Cultura Ballroom e saúde. Teremos diálogos sobre capacidade transformadora da arte, consciência corporal com a dança voguing e espaços de conscientização sobre o respeito à vida de pessoas vivendo com HIV. O Territórios Ballroom vai criar um ambiente de aprendizado, diálogo e reflexão entre todes. Para finalizar a programação, serão realizadas duas balls, que são bailes de celebração e encontro de pessoas LGTBQIAP+, com competições de performances e expressões Ballroom entre os coletivos e as pessoas da cena.

Ronnalty Cordeiro, diretor artístico do festival, acredita que a realização desse festival abre portas para a comunidade LGBTQIAP+ na periferia. Afirma que essa ação traz em si a pluralidade que existe no território que sempre viveu sob o estigma do lixão, que já foi considerado um dos maiores da América Latina. “Esse acontecimento diversifica e traz à tona a pluralidade cultural da Cidade e principalmente a importância de mais iniciativas e festivais que colorem a nossa cidade e ressignificam os olhares e preconceitos sobre nossa comunidade” afirma Ronnalty.

Cultura Ballroom no DF

A Ballroom é um movimento artístico e social que surgiu no Harlem, Nova York, no final do século XIX e se desenvolveu ao longo do século XX, como uma tecnologia de resistência e expressão da comunidade LGBTQIAP+ pelo mundo. Foi criada por pessoas pretas, trans e latinas que buscavam um lugar de acolhimento, celebração e empoderamento ao desafiar o racismo e a transfobia dos concursos de beleza da época. Além disso, diante da pandemia do HIV/AIDS na década de 80, o movimento Ballroom se intensificou, tornando-se também um espaço de conscientização e proteção contra as violências e estigmas relacionados à infecção pelo vírus.

No Brasil, a cena do DF é uma das pioneiras nacionais, mas nunca aconteceu nenhuma movimentação da cena na Cidade Estrutural. Agora, essa cidade que já foi muito estigmatizada, recebe uma experiência enriquecedora, no qual o público participante e a comunidade poderá conhecer novas expressões artísticas e compartilhar vivências, opiniões e tirar dúvidas sobre cultura e vidas LGBTQIAP+. As oficinas de dança proporcionarão o aprendizado de técnicas, movimentos e incentivarão expressões artísticas, representatividade e autoconfiança. Um lugar para aprender e trocar com as experiências de outras pessoas, ampliar conhecimentos e perspectivas.

Mais informações: Ronnalty Cordeiro 61 98219-1118
Contato da assessoria de imprensa: Webert da Cruz
webertdacruz@gmail.com 61 99876-0544

Programação

O propósito do Festival Territórios Ballroom é unir arte, cultura, educação e saúde, a partir de um espaço de acolhimento, transformação e empoderamento. É uma oportunidade de celebrar a diversidade, honrar as raízes da cultura LGBTQIAP+ Ballroom e a conscientização sobre saúde sexual e autocuidado. Confira a programação:

1º DIA (17/agosto)

Roda de Conversa: Cultura Ballroom – Arte que Salva Vidas
Junte-se a nós nesta Roda de Conversa única, no qual exploraremos como a Cultura Ballroom transcende as barreiras sociais e oferece um refúgio seguro para a comunidade LGBTQIAP+. Nossas convidadas especiais, renomadas membras da cena Ballroom, compartilharão suas experiências pessoais e insights sobre como a arte Ballroom pode se tornar uma poderosa forma de resistência, superação e cura. Preparem-se para se inspirar e se emocionar!

Oficina 1: Runway – Caminhe com Atitude
Se você é uma pessoa apaixonada por moda e estilo, não pode perder essa incrível oficina de Runway. Descubra como expressar sua personalidade, sua autenticidade e sua força por meio do caminhar como em um desfile de moda da cultura Ballroom. Aprenda as técnicas de pose, postura, expressão facial e corporal que tornam cada passo no “catwalk” um verdadeiro espetáculo. Esteja preparade para conquistar a passarela com sua atitude de forma única!

Oficina 2: Elementos do Vogue – Mestre dos Elementos
Entre em sintonia com a magia e transição com os Elementos do Vogue nesta oficina. Os movimentos fluídos, dramáticos e hipnotizantes do voguing são formas de expressão de liberdade e confiança. Venha aprender as técnicas fundamentais desse estilo de dança revolucionário e descubra como adicionar sua personalidade e se aperfeiçoar a cada passo. Esta oficina é uma oportunidade para você aprender, se aprofundar e liberar seu espírito Kunt e deixar sua criatividade fluir.

Oficina 3: Commentator/Comentadore/Chanter – Rimando Sonhos:
Se você é um mestre das palavras e tem um talento para ser ouvide, a oficina de Comentadore é perfeita para você. Descubra como se tornar uma das vozes Ballroom, dominando a arte de comentar e narrar os eventos com energia, humor e emoção. Aprenda as técnicas para chanter, improvisação, entonação e storytelling que farão de você um Comentador de destaque. Esteja preparade para encantar e inspirar a todos com suas palavras!

 

2º DIA (18/agosto)

APRESENTAÇÃO
Neste dia, abordaremos um tema essencial e vital para a juventude e a comunidade LGBTQIA+: a saúde sexual e o impacto do HIV/AIDS. Juntes, vamos criar um espaço para a conscientização, o diálogo e a promoção de uma vida saudável e sem preconceitos. Este dia será uma oportunidade de aprender, compartilhar histórias e conectar-se com pessoas que estão trazendo luz ao diálogo e consequentemente mudando o cenário da saúde sexual através da sua trajetória, força e representatividade.

Roda de Conversa: HIV/Aids – Saúde Sexual e a Juventude
Nesta Roda de Conversa fundamental, vamos discutir como a comunidade Ballroom se tornou uma referência de resistência e empoderamento, tanto na arte quanto na promoção da saúde sexual e na conscientização e prevenção do HIV/Aids. Contaremos com a presença de convidados especiais, jovens ativistas e integrantes da cena Ballroom, que vão nos trazer seus saberes, vivências e histórias inspiradoras. Um diálogo transformador e conhecer como podemos construir um futuro mais saudável, diverso e sem discriminação.

Oficina 1: Old Way – Retornando às Raízes
Preparem-se para voltar as origens da Cultura Ballroom nesta oficina extraordinária de Old Way. Descubra a elegância e a precisão dos movimentos que deram início ao fenômeno da Ballroom. Aprenda os fundamentos dessa estética de dança icônica, aprimorando e dominando a técnica, a postura e a expressão que marcaram o movimento. Esta oficina é uma oportunidade de celebrar as raízes do movimento ballroom e se conectar com o legado cultural.

Oficina 2: New Way – Quebrando Barreiras
Um mundo de flexibilidade, contorção e movimentos ilimitados com a oficina de New Way. Esta estética de dança inovadora, desafia os limites da criatividade e leva a expressão corporal a um novo patamar. Venha aprender as técnicas únicas, os movimentos fluidos e as poses marcantes que tornam esse estilo tão potente. Uma oficina para quebrar barreiras e descobrir seu próprio poder de transformação através da dança.

Oficina 3: Vogue Femme – Celebrando Travestilidades
Celebre a força, a elegância, o empoderamento e a travestilidade na oficina de Vogue Femme. Esta forma de dança única destaca a beleza e a expressão feminina na Cultura Ballroom. Aprenda os movimentos sensuais, a atitude poderosa e a conexão emocional que tornam o Vogue Femme tão impactante e inspirador. Uma oficina na busca de autoconfiança e liberdade.

3º DIA (19/agosto)
(Kiki)
SUPERBALL – Fenomenal Kunt Edition

Superball – “Fenomenal Kunt Edition”, uma ball que vai além das fronteiras e rompe com os estigmas, celebrando a arte LGBTQIAP+ como um fenômeno que transforma vidas. Nesta noite incrível, vamos superar os desafios, limites e exaltar o poder da comunidade Ballroom. Junte-se a nós nesta ball extraordinária, vamos desafiar os limites, romper com as normas e exaltar o poder da comunidade Ballroom.

A edição Fenomenal Kunt te convida para mergulhar na potência da cena Kiki, onde a audácia e a originalidade se unem e se completam. Nesta noite de puro encanto, nós nos encontraremos na Cidade Estrutural, uma comunidade periférica de Brasília que luta contra inúmeras dificuldades culturais e socioeconômicas, para redefinir os conceitos de poder, criatividade e autenticidade. Nesta Ball, desejamos que cada participante se liberte para o brilho e ao esplendor de sua própria existência, aceitando e abraçando suas identidades e expressões que são únicas. Cada categoria foi cuidadosamente concebida para despertar a força interior que reside em todos nós.

CATEGORIAS:

1 – Brazilian Runway APT:
Tema: “Fenomenal Runway”
Esta categoria é um experimento, inspirada na primeira Brazilian Runway realizada na ball anual Vera Verão de 2023, um marco para a cena nacional. Nessa perspectiva desafiamos es competidores a canalizarem sua expressão artística e criatividade para criar uma passarela impactante e fenomenal que sirva o Kunt Brasileiro de caminhar. Aproprie-se de elementos da passarela como poses, postura, personalidade e look. Use a moda para transmitir sua individualidade, originalidade e presença magnética enquanto desfilam. Sinta-se livre para explorar diferentes estilos, técnicas e conceitos artísticos, empregando elementos visuais e narrativos que os transformam em verdadeiros fenômenos na passarela.

2 – Beginners:
Tema: “Fenomenal Beginners Revolution”
Nesta categoria, pessoas iniciantes têm a oportunidade de se expressar livremente e criar uma revolução fenomenal na arte do voguing. Participantes são encorajades a explorar diferentes estilos, técnicas e conceitos artísticos, empregando elementos visuais e narrativos que os transformam em verdadeiros fenômenos do Vogue. Essa categoria celebra a coragem e a ousadia dos iniciantes, es incentivando a se destacarem com movimentos originais, atitude confiante e uma presença marcante.

3 – Old Way x New Way (With a prop):
Tema: “Respeito às Raízes, Olhos no Futuro”
Descrição: Explore as transformações ao longo do tempo. Faça uma performance que destaque as diferenças entre o estilo clássico (Old Way) e o contemporâneo (New Way) utilizando um LEQUE obrigatoriamente! Mostre ao público a versatilidade e o impacto duradouro dessas estéticas icônicas. As pessoas competidoras em suas performances devem demonstrar a evolução da cultura Ballroom, mostrando o respeito as raízes enquanto abrem caminho para o futuro.

4 – Batekoo:
Tema: “Lacraia Legacy”
Esta categoria é uma homenagem à icônica Lacraia, uma das figuras LGBTQIA+ mais influentes e icônicas da cultura funk no Brasil. Lacraia também foi militante contra a AIDS, integrando o Teatro Expressionista da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids. Incorpore o espírito e o estilo único de Lacraia em suas performances e arraste o prêmio com você.

5 – Vogue APT:
Tema: Criminal Cunt: “Femme Fatale”
Domine a passarela e arraste o prêmio com o poder do seu Kunt. Usando obrigatoriamente Balaclava e Salto no seu 10’s, encarne um personagem magnético e fatal. Mostre ao público sua presença magnética e surpreenda com uma performance que destaque o poder do seu Cunt.

APRESENTAÇÃO 4º DIA (19/Agosto)
(Main)
POSITHIVA BALL

Celebrando vidas positivas

PositHIVA Ball, uma celebração única e poderosa da resiliência, esperança e conscientização sobre o HIV/Aids. Nesta noite especial, reunimos a comunidade Ballroom na cidade Estrutural, para honrar a história, a força e a luta das pessoas vivendo com HIV/Aids. A ball é um espaço sagrado onde abraçamos as histórias e experiências de indivíduos que vivem com HIV/Aids.

Cada categoria desta Ball foi cuidadosamente projetada para transmitir uma mensagem poderosa de solidariedade, informação e auto aceitação, promovendo a consciência e o apoio a esse importante movimento e para desafiar os estigmas e preconceitos associados a essa condição.

A PositHIVa Ball incendeia a cena Ballroom com um propósito maior! Nesta noite repleta de poder e visibilidade, erguemos nossas vozes para debater, conscientizar e derrubar os estigmas que cercam o HIV/Aids. É um chamado para todes nós, um convite para celebrar a diversidade, a resiliência e a luta contra o preconceito. Por meio de performances ousadas e looks deslumbrantes, unimos forças para quebrar barreiras, educar e inspirar a mudança. Celebre a vida, a força e a consciência nas categorias com as cores Vermelha e Branca, símbolos de solidariedade e compromisso com o movimento e que representam a paixão pela vida (Vermelho) e conscientização sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do HIV/Aids (Branco).

CATEGORIAS:

1 – VOGUE PERFORMANCE:
Tema: “Viral Vogue”
As pessoas competidoras devem mostrar suas habilidades de voguing enquanto expressam a força, resistência e resiliência de pessoas vivendo com HIV/Aids. As poses e movimentos devem transmitir uma sensação de superação e esperança.

2 – RUNWAY APT:
Tema: “Positive Runway”
Nesta categoria de desfiles de moda, es participantes devem caminhar com looks deslumbrantes que celebram a diversidade das pessoas vivendo com HIV/Aids. O caminhar deve transmitir uma mensagem de empoderamento, destemor e auto aceitação.

3 – PALÁCIO DAS PRINCESAS REALNESS:
Tema: “Palácio das Princesas”
Nesta categoria, es participantes são convocades a homenagear o legado do Palácio das Princesas de Brenda Lee, pioneira no movimento contra o HIV/Aids no Brasil e América Latina. Deverão demonstrar elegância, autoconfiança e conscientização sobre a importância da prevenção e sobretudo do acolhimento as pessoas que vivem com HIV/Aids. Para o 10’s poderá incluir uma entrada impactante, cartazes defendendo a causa ou manifesto organizado em solidariedade às pessoas que vivem com HIV/Aids.

4 – BEST DRESSED:
Tema: “Red ribbon Runway”
Descrição: Es participantes são convocades a exibir seus looks mais elegantes e autênticos. Deverão incorporar o icônico laço vermelho, símbolo mundial de solidariedade ao combate ao HIV/Aids, em um visual que combina moda e conscientização. Os looks poderão destacar a importância dos cuidados médicos, da prevenção e da conscientização. A criatividade e a originalidade serão valorizadas. Poderão ser inspiradas em personalidades que foram marcantes para a historiografia do enfrentamento da epidemia da Aids no Brasil e no mundo

5 – HANDS PERFORMANCE x ARMS CONTROL
Tema: “Mãos que Conscientizam – A Luta contra o HIV/Aids”
Descrição: é uma categoria especial de Hands Performance que busca ampliar a conscientização sobre a importância da prevenção, combate e apoio às pessoas que vivem com HIV/Aids. Nesta categoria, es competidores são convidades a utilizar sua expressão artística através das mãos/braços para transmitir mensagens de esperança, solidariedade e informação sobre o HIV/Aids.

6 – TAG TEAM COM PERFORMANCE:
Tema: “Safe Love Performance” (2 integrantes por equipe)
Descrição: Nesta categoria de performance, es participantes devem criar obrigatoriamente no 10’s apresentações artísticas que celebrem o amor seguro e a importância do uso de preservativos, da testagem regular e do respeito mútuo. As performances podem incluir dança, teatro, música ou qualquer outra forma de expressão artística e cultural da cena Ballroom.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
O festival é acessível em Libras

PRIMEIRO BLOCO: Dia 17 de agosto
Rodas de Conversa e Oficinas diversas

17:00: Pocket Show com Rick Onijá
17:30: Roda de Conversa Cultura Ballroom com Paris Suwika Onijá e Úrsula 007
19:30: Coffee Break + Networking
19:40: Oficina 1 – Runway: Caminhe com Atitude com Maria Joana Mamba Negra
20:30: Oficina 2 – Elementos do Vogue com Griffinda de Abloh
21:20: Oficina 3 – Commentator/Chanter com Kalea Bastet
22:00: Dinâmicas de Batalha

SEGUNDO BLOCO: Dia 18 de Agosto
Rodas de Conversa e Oficinas diversas

17:00: Pocket Show com Aurora de Abloh
17:30: Roda de Conversa: HIV/AIDS, Saúde Sexual e a Juventude com Guajá Onijá, Vênus Cyclone e Bruno Daloy
19:30: Coffee Break + Networking
19:40: Oficina 4 – Old Way: Celebrando as Raízes com Kaled Laffond
20:30: Oficina 5 – New Way: Quebrando Barreiras com Iago Hands Up
21:20: Oficina 6 – Vogue Femme: Celebre a travestilidade com Daniele Eros Etérea
22:00: Dinâmicas de Batalha

TERCEIRO BLOCO: Dia 19 de agosto
SUPER BALL
Fenomenal Kunt Edition – Celebrando a Cena KIKI

18:00: Abertura + Roll Call
18:30: Batalhas
Categorias:
1 – BRAZILIAN RUNWAY APT: 200 R$ + GP
2 – BEGINNERS: 200 R$ + GP
3 – OLD WAY x NEW WAY (WITH A PROP): 200 R$ + GP
4 – BATEKOO: 200 R$ + GP
5 – VOGUE APT (UP IN PUMPS): 200 R$ + GP
23:00: Encerramento

Hoster: Legendary Papi Guajá Onija
DJ: Statement K DQ 007
Chanter: Legendary Mother Simone DQ Lafond

JÚRI:
Legendary Raio de Sol 007
Legendary Mother Paris Suwika Onijá
Mother Ynara Original Cyclone
Overall Mother Daniela Eros Etérea
Overall Mother Sibila Mamba Negra

QUARTO BLOCO: Dia 20 de Agosto
POSITHIVA BALL
Mainstream Scene – Celebrando vidas positivas

18:00: Abertura + LSS
18:30: Batalhas
Categorias:
1 – VOGUE PERFORMANCE:* 200 R$ + GP
2 – RUNWAY APT: 200 R$ + GP
3 – PALÁCIO DAS PRINCESAS wREALNESS: 200 R$ + GP
4 – BEST DRESSED: 200 R$ + GP
5 – HANDS PERFORMANCE x ARMS CONTROL: 200 R$ + GP
6 – TAG TEAM COM PERFORMANCE: 500 R$ + GP
23:00: Encerramento

Hoster: Pioneer/Trailblazer Mother Kona Zion
DJ: Orí Zion
Chanter: Crystal Zion

Júri:
Paris 007
Guajá West
Simone West
Raio de Sol Zion
Aru Oricci
Zaila Zion
Paulo 007

Deixe um comentário