Créditos: Gabriel Lima

Na primeira participação na mostra, os arquitetos Juliane Almeida e Mateus Zaidan apresentam o ambiente Ótica, de 26 m², inspirado na integração entre cidade e natureza — um diálogo que reflete o espírito de Brasília como cidade-jardim. A dupla parte dos pilotis das superquadras, símbolo da arquitetura modernista da capital, para criar um espaço que valoriza a convivência coletiva e a conexão com o meio natural.

No projeto, a janela original da Casa do Candango é incorporada como elemento central, permitindo que a incidência solar e a ventilação cruzada tragam frescor e vitalidade ao ambiente. Essa valorização dos recursos naturais reforça o compromisso com a sustentabilidade e dá protagonismo ao próprio edifício que acolhe a mostra.

Créditos: Gabriel Lima

A composição combina acabamentos rústicos — como parede em chapisco e concreto aparente — a jardins internos assinados pelo Depieri Paisagismo e a um tapete orgânico e colorido da Punto e Filo por Gallery Tapetes. O mobiliário em couro dialoga com peças de design brasileiro premiadas, como a Poltrona Barista, de Fabrício Ronca, vencedora do iF Design Award 2025, e a Cadeira Estandarte, de Samuca Gerber, ambas da Salva Mobiliário. Obras de arte de Moacyr Travaglia e Sonia Ebling ampliam o caráter cultural do espaço, que também abriga óculos autorais do Gustavo Eyewear, reforçando o olhar como símbolo de perspectiva e conexão.

Créditos: Gabriel Lima

“O projeto reflete Brasília como sonho concretizado, uma cidade que une urbanismo e natureza, simbolizada pelos pilotis. A Ótica convida a olhar além, a perceber no encontro entre luz, matéria e paisagem novas formas de habitar com harmonia e coletividade”, afirmam os arquitetos.

Créditos: Gabriel Lima

Serviço
33ª CASACOR Brasília
Quando: 13 de agosto a 12 de outubro de 2025
Special Sale: 11 e 12 de outubro
Onde: Casa do Candango – SGAS 603
Visitação: de terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábados e feriados, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 21h
Ingressos: R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia para estudante, professor, PCD e seu acompanhante e pessoas com 60 anos ou mais). Obrigatória a apresentação da carteirinha/comprovação de pagamento da instituição/documento de identidade e válido com foto. Crianças até 11 anos não pagam mediante documento.
Classificação: livre
Acessibilidade: a mostra é acessível em toda a sua extensão

Deixe um comentário