Moema Leão, Eliane Martins e Sheila de Podestá / Créditos: César Rebouças

Com happy hour prestigiado, a CASACOR Brasília reuniu nesta segunda-feira, 11 de agosto, comunicadores para apresentar em primeira-mão, os 50 ambientes que compõem a 33ª edição da mostra, que acontece pela primeira vez na Casa do Candango, de 13 de agosto a 12 de outubro. Jornalistas e influenciadores realizaram um tour pelos projetos assinados por 67 profissionais, entre arquitetos, paisagistas e designers de interiores, guiados pelo tema deste ano: “Semear Sonhos”.

O tema deste ano se desdobra em três pilares que atravessam todos os ambientes e todas as experiências da mostra. O primeiro “Sonhos Coletivos” propõe um futuro sustentável e colaborativo, onde o morar e o viver caminham em harmonia com o meio ambiente. O segundo eixo, “Ecossistemas em Cooperação”, integra cidade e natureza como um organismo vivo. Já o terceiro, “Confluência de Saberes”, valoriza a união de disciplinas e culturas para soluções inovadoras e conscientes.

Os 50 ambientes propõem um manifesto pelo morar afetivo, regenerativo e consciente, explorando a identidade brasiliense por meio de elementos – como a terra vermelha do Cerrado – e um design que dialoga com o artesanal, o sensorial e a contemplação. Os projetos abraçam processos sustentáveis, materiais naturais e experiências imersivas que despertam os sentidos e sugerem um momento de pausa e introspecção.

A mostra ocupa uma área de 5.040 m² dividida entre o térreo e os dois pavimentos do prédio. Toda a estrutura da Casa do Candango foi recuperada pela CASACOR Brasília antes do evento abrir as portas para o público. A edificação de 1977 estava abandonada há uma década e precisou passar por recuperação das fachadas, vidros, pisos, caixas d’água e telhados e atualização das redes hidráulicas, elétricas e de águas pluviais, além da construção de estacionamento e a requalificação dos jardins. Melhorias necessárias para a mostra, mas que servirão de legado para o espaço.

A ação reafirma o compromisso da mostra com o desenvolvimento urbano e social, além de se alinhar com o conceito deste ano “Semear Sonhos”, ao conectar à memória dos trabalhadores que ergueram Brasília ao propósito de dar novos usos aos espaços históricos da capital federal.

Confira os cliques do César Rebouças! 

Alessandra Oliveira
Giovanna Leal
Eliene Lucindo
Rick Hudson
Mateus Zaidan e Juliane Almeida
Walléria Teixeira, Ney Lima e Giulia Abbott
Márcia Montenegro
Hélio Albuquerque
Hendy Miranda e Valter Lourenço
Larissa Dias
Denise e Juliana Zuba

 

Deixe um comentário