A luz revela memórias e traça histórias. Em 2025, Luciana Canalli consolida sua trajetória no design autoral com o lançamento do Estúdio Canalli, espaço dedicado à criação de produtos exclusivos. Para estrear, apresenta a coleção de luminárias Minhas Raízes, um projeto que celebra a reconexão com sua própria história e a força que atravessa gerações.
Mais do que luminárias, as peças evocam lembranças e reverenciam figuras pioneiras, corajosas e independentes. Luciana traduz nesse conjunto sua trajetória pessoal — marcada pelo desafio de conduzir um negócio sozinha, pelas renúncias pessoais e pela consciência do poder criativo e intuitivo que carrega.
As primeiras criações, três pendentes intitulados Três Marias, homenageiam sua mãe, avó e bisavó. Em cerâmica e desenhadas por Luciana e executadas pelo ateliê Soma, as silhuetas em proporções distintas refletem a hierarquia familiar e sua ancestralidade.

Para a estreia na exposição da DW! no Casapark, o Estúdio Canalli apresenta também um quadro pintado pela avó paterna, cuja arte a acompanha há anos. A obra — presente afetuoso da avó de 89 anos — retrata duas africanas com cestos na cabeça. Para Luciana, o quadro simboliza a herança criativa que corre em suas veias e reafirma que a arte sempre esteve presente em sua vida. A pintura inspira uma luminária futura, que não integra o lançamento Três Marias e receberá o nome da avó. O projeto abre caminho para uma série de criações dedicadas às mulheres de sua família.
“Este trabalho é, ao mesmo tempo, resgate e reconstrução. É um convite à reconexão com minha essência criativa e uma homenagem à força que atravessa gerações.”
Além de arquiteta e designer, Luciana, fundadora da ON Arquitetura, é produtora cultural e empreendedora. Por quase sete anos foi sócia da Quina Azulejaria, experiência que despertou sua paixão pelo design autoral e pelo desenvolvimento de produtos exclusivos. Participou da coordenação da Brasília Design Week, é coordenadora de projetos na ADEPRO-DF (Associação de Designers de Produto do Distrito Federal) e sócia-fundadora do Muta, evento que ocupa espaços urbanos com intervenções artísticas.
O Estúdio Canalli se estabelece como um espaço de expressão criativa, que integra arte, memória e design em peças capazes de refletir sua essência e propósito.
Serviço:
DW! Tour Brasília
Onde | Casapark
Quando | De 9 a 13 de setembro
Entrada | Gratuita
Classificação indicativa | Livre para todos os públicos
Endereço | SGCV Lote 22, Park Sul – Brasília