Brasília será homenageada em forma de arte

Brasília completa 60 anos e, para homenageá-la em grande estilo, a Urban Arts, uma das mais conhecidas redes de comercialização de obras artes no Brasil, convidou a designer de interiores com pós-graduação em Arquitetura e História da Arte, Eliene Lucindo, para realizar a curadoria de uma mostra em homenagem à capital da República. O evento de inauguração será realizado na unidade de Águas Claras, no dia 18 de março, em coquetel para convidados.

A exposição conta com três vitrines temáticas que apresentam uma linha do tempo desde o início das obras até os dias de hoje, além de seus principais ícones e artistas renomados. De acordo com Eliene Lucindo, as obras de arte expõem os elementos que transformaram a cidade em Patrimônio Cultural da Humanidade. “A ideia foi ressaltar a importância e a história de Brasília de forma elegante e usando referências que possam ser facilmente reconhecidas pelo público em geral”, explica a profissional.

Logo na entrada, a mostra recebe os visitantes com uma grande foto dos famosos azulejos de Athos Bulcão. Em seguida, fotos em preto e branco apresentam o mapa das asas e da construção de alguns monumentos mostrando o início da cidade. Para dar vida à proposta, Eliene Lucindo utiliza vergalhões e blocos de tijolos maciços em forma de instalação.

Ao centro, fotos dos principais monumentos foram dispostos lado a lado para enaltecer uma Brasília moderna e com sua arquitetura sem igual. Já a terceira e última vitrine mostra os “frutos” da cidade, ou seja, fotos de artistas locais que fazem parte do extenso acerto da galeria. Elementos como a cadeira Athos Palace, do renomado artista Danilo Vale, também faz parte da exposição proposta para o local. “O encosto da cadeira apresenta uma releitura de alguns painéis desenhados por Athos Bulcão para o Brasília Palace Hotel”, explica o designer. Ao lado dela, cobogós foram usados pro Eliene Lucindo como elementos de arte.

Por toda a mostra, a cor azul pantone classic blue foi pontuada em diversos locais, como no sofá curvo, na cadeira de Danilo Vale e também nas cores dos azulejos de Athos nas fotos expostas.

Para a inauguração, a artista plástica joalheira Mara Nunes produziu duas peças exclusivas, um colar e um par de brincos, que serão usados pela curadora Eliene Lucindo.

Entre os parceiros escolhidos pela profissional para a montagem dos espaços estão: Finitura, Grupo AC Coelho e Prima Linea Inspira.

Sobre a profissional

Eliene Lucindo é pós-graduada e Master em Arquitetura, Lighting e paisagismo. Possui graduação em Design de Interiores e especialização em História das Arte I e II, além de extensão em Administração Pública da Cultura pela UFRGS. Com experiência técnica há 19 anos em Brasília, na área voltada para construção civil, a profissional está à frente de seu escritório Lab de Interiores desde 2011.

Deixe um comentário