É no encontro com o outro que compartilhamos experiências, ideias, emoções e valores. Estar na presença de pessoas queridas nos faz sentir bem-estar e felicidade. Um ambiente acolhedor é essencial para que esses encontros sejam memoráveis e propiciem conexões genuínas. Em sua estreia na Mostra Artefacto, o arquiteto Thales Zago celebra a convivência em um espaço inspirado no colunista Marcelo Chaves.
Somos seres que vivem as experiências por meio dos cinco sentidos. Um momento se torna inesquecível não só pela companhia, mas também quando o lugar em que estamos conquista nossa visão, nosso olfato, nosso tato, nossa audição e nosso paladar. Foi nesse espírito que Thales idealizou o espaço de 74 m², dividido em sala de jantar e sala de estar.
A elegância e a atemporalidade, marca registrada nos projetos do profissional, são traduzidas na escolha de materiais e na combinação de texturas e cores. “O uso de tons sóbrios é evidenciado pela madeira em acabamento natural ébano, utilizado na mesa HASLTON. As texturas mesclam acabamentos rústicos no mobiliário, como o casqueiro em mármore nacional bege Bahia em contraponto ao linho, couro e veludos. Esses elementos trazem nuances masculinas, atemporais e elegantes ao espaço”, conta o arquiteto.
Thales explica que todos os detalhes foram pensados para transmitir a personalidade do homenageado, o colunista do Jornal de Brasília, Marcelo Chaves. “A identidade visual do Marcelo, bem como seu estilo de vida, estão presentes nas caraterísticas sofisticadas mescladas a elementos naturais como a madeira e pedra, que evocam sensações de bem-estar e acolhimento, tão necessárias em um espaço de convivência.”
Outro aspecto marcante do projeto é a integração aos espaços com luz natural e a vegetação que favorece o contato com o mundo exterior e a percepção do tempo e espaço que a luz proporciona ao longo do dia. Tapetes em tramas naturais, objetos pessoais do homenageado e obras de arte, reforçam o propósito de priorizar as pessoas e as experiências e, dessa forma, propiciar uma atmosfera que inspire a conexão entre os convidados.
Mobiliário Artefacto
A escolha do mobiliário foi pensada para evocar acolhimento e favorecer a celebração. Dividido em duas áreas integradas, o ambiente projetado pelo arquiteto traz a mesa HASLTON como protagonista. A cadeira DAPHNE II completa a composição a sala de jantar junto ao Buffet GRETA. A sala de estar emerge como uma extensão com o sofá YAR, em formato L e as mesas componíveis SURFSID. As mesas de centro CARLO com suas formas retilíneas em composição trouxeram dinâmica para o ambiente evidenciando o uso de diversos materiais e texturas como o couro e o vidro. A poltrona TIMES com a mesa lateral CROMA trouxe um ponto focal para o ambiente além de proporcionar um espaço ideal para leitura e relaxamento. O hall de entrada com o aparador LINEA em couro trouxe sofisticação e leveza em harmonia com a obra de arte.