O Programa Educativo do CCBB Brasília está em festa em um mês repleto de motivos para comemoração e presenteia crianças e suas famílias com a inauguração de um novo espaço de acolhida e cultura, além de muita arte e diversão com programação cultural gratuita e especial.
A inauguração da biblioteca infantil, no dia 12 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional da Leitura e ao Dia das Crianças, também marca a celebração dos 23 anos do CCBB Brasília – um dos espaços culturais mais visitados e amados do mundo. Assim como as demais atividades do Programa Educativo do CCBB Brasília, o público poderá terá acesso gratuito ao novo espaço dedicado à literatura. A biblioteca infantil, com foco no desenvolvimento dos pequenos leitores, contará com mais de 200 títulos de livros infantiscom a curadoria dedicada para abordagem de diversos temas que estimulem o interesse, habilidades e desenvolvimento dos visitantes mirins.
Ainda para a celebração do dia 12 de outubro, o Programa Educativo do CCBB Brasília oferecerá a atividade Elementos do Desenho em Portinari para crianças e contará com a apresentação do grupo Mamulengos Sem Fronteiras.
A programação do mês de outubro está imperdível! Até o dia 15 de outubro, acontecem as atividades baseadas na exposição Delirium Ambulatorium, de Hélio Oiticica: os ateliês Balé Bebê, Metaesquemas e Espacialização da Cor.
A partir de 21 de outubro, será a vez da exposição Portinari Raros, com oficinas e rodas de leituras inspiradas na mostra. Além dos ateliês Minha Primeira Obra e Cerâmica Fria quepropõem uma interação com pinturas do artista. O primeiro, direcionado a bebês, traz imagens impressas e o uso de objetos com diferentes texturas e temperaturas na criação de suas próprias obras. E a segunda oficina, as crianças reproduzirão, em cerâmica, elementos visuais da obra “Meninos Soltando Pipas”. Já a atividade Pintura e Movimento irá abordar a acessibilidade de forma sensorial e dará vida aos figurinos que Portinari produziu no Balé Iara.
Na sexta-feira, 13 de outubro, às 19h30, a segunda edição do sarau traz lendas e histórias de terror brasileiras: MatintaPereira, Lobisomem, A Noiva de Branco, A Cobra que Mama e O Velho do Surrão. O evento ocorre no vão TAA, às 19h30.
Programação
Ateliê Bebê: Balé Bebê Hélio Oiticica
A partir da leitura compartilhada do livro de Jean-Claude Alphen, “É o Bicho”, os bebês apreendem as cores e formas que aparecem na narrativa do livro e encontram nas obras de Oiticica estas mesmas cores e formas em movimento. A atividade contempla a experimentação do movimento das cores: os visitantes são convidados a vestir os parangolés criados por Oiticica, as crianças são convidadas a dançar com os parangolés criados pelo Programa Educativo.
Horários: sábados, domingos e feriados, às 10h. Até 15/10.
Capacidade: até 08 bebês. Atividade com retirada de ingressos.
Faixa etária: 0 a 3 anos
Duração: 50 minutos
Ateliê Criação: Metaesquemas
Esta atividade desenvolve a coordenação motora e a noçãode espacialidade. A partir da análise das obras Metaesquemas de Oiticica, as crianças são convidadas a produzir desenho e, a partir desta produção bidimensional, transpor o desenho para uma obra tridimensional, utilizando peças de madeira coloridas.
Horários: sábados, domingos e feriados, às 16h. Até 15/10.
Capacidade: até 10 crianças. Atividade com retirada de ingressos
Faixa etária: 4 a 7 anos
Duração: 50 minutos
Ateliê Experimentação: Espacialização da Cor
A obra “O Grande Núcleo” de Hélio Oiticica inspirou o Programa Educativo a criar a atividade do Ateliê Experimentação. Crianças de 8 a 12 anos são convidadas a observar a obra para compreender o espaço. Os educadoresestimulam as crianças a experimentar a pintura e espacialização da cor e da forma. Com a técnica do origami as crianças criam relevos e manipulam a geometria para interação com a obra, e são capazes de perceber como um plano bidimensional pode se tornar tridimensional.
Horários: Sábados, Domingos e Feriados, às 17h. Até 15/10.
Capacidade: até 10 crianças. Atividade com retirada de ingressos
Faixa etária: a partir de 8 anos
Duração: 50 minutos
Ateliê Bebê: Minha primeira Obra
Os bebês serão apresentados às pinturas de Portinari por meio de imagens impressas de referência. A partir da interação com essas imagens, os bebês lançam mão de objetos com diferentes texturas e temperaturas, produzindo sua própria obra.
Esta atividade estimula a percepção aos sentidos e detalhes que a obra de Portinari apresenta, além de explorar a possibilidade de introdução aos estímulos visuais artísticos, assim como Portinari em sua infância.
Horários: sábados, domingos e feriados, às 10h. A partir de 21/10.
Capacidade: até 08 bebês. Atividade com retirada de ingressos
Faixa etária: 0 a 3 anos
Duração: 50 minutos
Ateliê Experimentação: Elementos do Desenho em Portinari
A atividade consiste em um exercício de desenho colaborativo pensando o processo de composição a partir do esboço. Neste laboratório trabalharemos em conjunto de maneira horizontal e orgânica a prática do traço. Cada participante irá trabalhar um aspecto da composição, como luz, sombras, linhas e volumes a partir do desenho de observação. Os elementos resultantes serão colocados em conjunto culminando numa obra final.
Horários: sábados, domingos e feriados, às 17h. A partir de 21/10.
Capacidade: até 10 crianças. Atividade com retirada de ingressos
Faixa etária: a partir de 8 anos
Duração: 50 minutos
Atividade Livre – Pintura e Movimento
Por meio da exposição Portinari Raros, o Educativo propõe dar vida aos figurinos que o artista produziu no Balé Iara. A ação aborda a acessibilidade de forma sensorial, na qual os visitantes serão convidados a vestirem os figurinos e experimentarem por meio de cores, movimentos e texturas a composição de um quadro no espaço, semelhante àquelas representadas por Portinari em seus croquis.
Horários: sábados, domingos e feriados, às 10h30, 14h30, 16h30. A partir de 21/10.
Capacidade: até 10 pessoas. Atividade sem retirada de ingressos.
Faixa etária: Livre
Duração: 50 minutos
Sarau: Bruxas e Seres Folclóricos
Em outubro, os educadores do Programa Educativo apresentam no Sarau do CCBB contos de terror e lendas do folclore brasileiro para adultos.
Horário: dia 13/10, às 19:30h.
Local: Vão TAA
Capacidade: 70 pessoas. Atividade com retirada de ingressos.
Duração: 90 minutos
Visita Mediada
Em uma visita mediada, o visitante se depara com obras que podem ser interpretadas sob a lente crítica da atualidade. Nesse processo, o mediador se apresenta como uma ponte entre o trabalho e o conteúdo histórico artístico exposto, e o visitante.
Horários: de terça a sexta, às 9h30, 10h, 14h, 15h e 19h.
Capacidade: Grupos de até 20 pessoas. Até dois grupos por horário.
Agendamento pelo e-mail: educativoccbbdf@babiola.com.br
Duração: até 90 minutos
Atendimento Galeria
Educadores disponíveis dentro das galerias do CCBB para mediações individuais ou de pequenos grupos não agendados.
Horários: de terça a domingo, de 09h às 20h.
Capacidade: Até 10 pessoas. Sem retirada de ingressos. Para público espontâneo.
Duração: 30 minutos
Roda de Leitura
Leitura compartilhada de obras da literatura infantil contemporânea, cuja narrativa literária ou visual se relaciona com as exposições em cartaz. O educador realiza a leitura do livro junto com o público dentro das galerias.
Horários: sábados, domingos e feriados, às 9:30h, 13h e 14h
Capacidade: Até 25 pessoas. Atividade com retirada de ingressos.
Duração: 30 minutos
Sobre o Programa Educativo CCBB Brasília
O Programa Educativo CCBB Brasília é um programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o público da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O programa oferece ao público a oportunidade de vivenciar a arte de forma lúdica e inclusiva, por meio de visitas mediadas às exposições, atividades em ateliês de artes, histórias contadas, mediação de leitura, vivências para crianças pequenas, além de momentos individuais ou coletivos na Biblioteca Infantil. Todas as atividades são gratuitas e se pautam na programação expositiva do CCBB.
O Programa Educativo CCBB Brasília acredita no poder transformador da cultura e, por isso, promove atividades artísticas e educativas que conectam o público a ações multidisciplinares que instigam a criatividade e a reflexão. O espaço é aberto para novos olhares e possibilita diálogos acolhedores.
Sobre o CCBB Brasília
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.
Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.
Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana.
Em 2022, o CCBB Brasília obteve a certificação ISO 14001, importante credencial de boas práticas ambientais, demonstrando o compromisso do Banco do Brasil com a ética e a sustentabilidade ambiental.
CCBB Educativo
De terça a domingo, das 9h às 21h
Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília
Consulte a programação em www.bb.com.br/cultura
Classificação indicativa: livre
Acesso: gratuito, mediante retirada de ingressos no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília
Agendamentos de instituições, grupos, escolas e universitários: educativoccbbdf@babiola.com.br
Mais informações: (61) 3108-7048
CCBB Brasília
Aberto de terça a domingo, das 9h às 21h
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF – Tel.: (61) 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
Site: www.bb.com.br/cultura
Facebook: /ccbb.brasilia
Instagram: /ccbbbrasilia
Youtube: /Bancodobrasil