Com o intuito de celebrar o Mês do Patrimônio Histórico, nasceu o projeto “Acervo Digital Glenio Bianchetti”, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Distrito Federal (GDF). Essa iniciativa pioneira tem como objetivo a digitalização de um acervo do renomado artista Glenio Bianchetti, disponibilizando-o ao público por meio de uma plataforma online.

Ao trazer a riqueza artística de Glenio Bianchetti para o mundo digital, a ação visa não apenas preservar e proteger suas obras, mas também democratizar o acesso à sua expressão artística única. O público terá a oportunidade de acessar a valiosa coleção de trabalhos no endereço eletrônico (www.acervogleniobianchetti.com.br).

Ao abraçar a tecnologia como aliada na disseminação da cultura, o “Acervo Digital Glenio Bianchetti” torna-se uma importante referência no cenário cultural atual. Através de uma interface intuitiva e cativante, visitantes de diferentes partes do mundo poderão explorar as pinturas, desenhos e obras de arte de Bianchetti, enriquecendo-se com a visão única e a sensibilidade do artista.

Com direção de arte e curadoria de Marília Panitz, o museu virtual traz ao todo 21 obras do artista, entre desenhos, gravuras, pinturas, xilogravuras, linoleogravuras, litografias e serigrafias. “O compromisso com a inclusão é uma marca presente em todos os nossos projetos, e este não é exceção. Estamos entusiasmados em oferecer audiodescrição, assegurando que pessoas com deficiência visual também possam desfrutar plenamente dessa experiência cultural”, afirma Joana Piantino, proponente do projeto e neta de Glenio.

Segundo Joana, perpetuar a documentação de 70 anos da vida e carreira de Glenio é imprescindível, haja vista que o rico material corria perigo de se deteriorar com o passar dos anos por se tratar, em grande parte, de recortes de jornais.

Na lista de planos, a Casa Atelier Glenio Bianchetti, localizada no Setor de Mansões do Lago Norte, também será transformada num espaço público, para continuar difundindo o trabalho e a obra de um dos pioneiros da cidade mais relevantes para a construção da identidade cultural do DF, tendo sido, inclusive, fundador do Instituto de Artes da UnB.

Glenio Bianchetti / Foto: Renato Barbieri

Serviço:
Projeto Acervo Digital Glenio Bianchetti
Lançamento: final de agosto de 2023
Site: www.acervogleniobianchetti.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/casaateliergleniobianchetti/

Deixe um comentário