O Festival Paredão Ocupa o Museu confirma a programação musical que vai transformar o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, o CCBB Brasília, em grande arena sonora, entre os dias 26 e 28 de setembro, de sexta a domingo. O evento traz ao público uma seleção de artistas, que representam a potência dos paredões de funk, das aparelhagens paraenses e das tradicionais radiolas de reggae do Maranhão.
Os shows começam às 20h na sexta e no sábado e às 16h30 no domingo, com classificação etária de 18 anos. Além das apresentações musicais, haverá uma programação diversificada para o público de todas as idades. A entrada é gratuita e os ingressos serão retirados em lotes a partir de três dias antes de cada data, pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria, sendo que no próprio dia os ingressos serão liberados somente na bilheteria do CCBB.
Na sexta-feira (26), a partir de 20h, o ritmo do funk das antigas toma conta da cena com A Coisona (RJ) e o Bonde das Maravilhas (RJ), ícone dos passinhos e da cultura carioca. Do Distrito Federal, a energia fica por conta da DJ Ketlen, enquanto Anderson do Paraíso (MG) promete mostrar o funk produzido em Minas Gerais. Os ingressos começam a ser liberados três dias antes, dia 23 de setembro, a partir de 12h, no site e na bilheteria.
No sábado (27), a partir de 20h, é a vez do Pará ocupar o espaço com sua sonoridade inconfundível. O público vai sentir o peso da Aparelhagem Crocodilo (PA), referência absoluta no estado, além da irreverência única de Leona Vingativa (PA). A noite ainda traz o Sonoro Paraense e um aguardado concurso de dança, reforçando a tradição da aparelhagem como palco de encontro e celebração popular. Os ingressos começam a ser liberados três dias antes, dia 24 de setembro, a partir de 12h, no site e na bilheteria.
No domingo (28), a partir de 16h30, encerrando a programação, a vibração do reggae domina o CCBB. A colombiana Rain Selectress – La Comadre SoundSystem se junta às brasilienses do Jamaicana SoundSistahs (DF) e a nomes maranhenses como Célia Sampaio, Núbia e a imponente Radiola Freedom FM (MA). O line se completa com o peso do Confronto Sound System (DF), em um verdadeiro intercâmbio de culturas sonoras das periferias ao mundo. Os ingressos começam a ser liberados três dias antes, dia 25 de setembro, a partir de 12h, no site e na bilheteria.
Sobre o Paredão
O Festival é um encontro de grandes estruturas sonoras com distintas musicalidades de locais periféricos e dos interiores do país. Recriaremos uma experiência imersiva na área externa do CCBB, levando o universo cultural desses paredões. Serão três noites gratuitas no CCBB Brasília, cada um deles destinado a um estilo musical diferente: Paredão de funk na sexta, Aparelhagem do Pará no sábado e Radiola de Reggae do Maranhão no domingo.
Além dos shows, terá a participação de VJs convidados, que se encarregarão das projeções de vídeo ao vivo, além de mostra de cinema, ciclo de debates, master class, atividades infantis e feira gastronômica. A programação pode ser encontrada no site bb.com.br/cultura e nos perfis do Instagram @ccbbbrasilia e @festivalparedao.
“O festival conecta cenas de paredão sonoros do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo Brasília, trazendo para um dos principais centros culturais do Brasil as festas e os ritmos que movimentam seus territórios. Propomos conectar manifestações que possuem muitas similaridades entre si, mas estão distantes geograficamente. Para além disso, buscamos valorizar e reafirmar nosso compromisso com a diversidade e com os criadores que transformam as periferias e os interiores do país.” Jasmine Giovannini, Diretora Artística Musical.
Serviço:
Festival Paredão Ocupa o Museu
Data: 26, 27 e 28 de setembro
Local: CCBB Brasília
Entrada: gratuita
Classificação: debates, filmes e feira gastronômica, a partir de 14h, têm classificação livre | shows, sexta e sábado a partir das 20h, domingo a partir das 16h30, têm classificação para público acima de 18 anos
Ingressos: Retirada em lotes três dias antes de cada data, pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria, sendo que no próprio dia os ingressos serão liberados somente na bilheteria