Em tempos de crise ambiental e emocional, a arte se torna refúgio e alerta. É nesse espírito que FIM, espetáculo de dança-teatro dirigido por Juana Rondon, convida o público a repensar o modo como habitamos o planeta. Inspirada no livro best-seller Ideias para Adiar o Fim do Mundo, de Ailton Krenak, a montagem mistura dança, teatro físico e dramaturgia do movimento para propor uma reflexão sobre o esgotamento do planeta, do corpo e das relações humanas. As apresentações gratuitas acontecem no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília), de 24 de outubro a 2 de novembro.
Em quatro cenas — quatro fins —, o espetáculo atravessa o cotidiano e suas repetições, o lixo que se acumula, a ansiedade que consome e o isolamento que separa. O corpo em cena torna-se veículo de resistência e reinvenção, convidando o público a refletir sobre o que permanece e o que precisa mudar para que novos começos sejam possíveis.
“Ler Krenak e outras vozes indígenas é necessário hoje para pensarmos um futuro do planeta. Isso nos levou a discutir questões ambientais para além do básico e a reforçar que algo precisa ser feito, revisto, revisitado — e, principalmente, que a reflexão precisa ser ampliada para outras bolhas”, afirma Juana Rondon, que assina a direção e dramaturgia do espetáculo. “O discurso dele se aproxima muito com as palavras do meu avô Rondon, sobre um cuidado com o outro e com a natureza. E, acima de tudo, um cuidado sobre a humanidade e a dignidade. As ideias perpassam todas as cenas, alinhando a dramaturgia do espetáculo”, completa.
As sessões de sábado contam com interpretação em Libras e a equipe realizará um debate no final da apresentação do dia 1/11. Os ingressos poderão ser retirados no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria.
OFICINAS AMPLIAM O DIÁLOGO COM O PÚBLICO
Como parte da programação paralela, o público poderá participar de duas oficinas gratuitas, que ampliam as discussões propostas em cena. No dia 25 de outubro, às 14h30, acontece Introdução à Cultura Ballroom, conduzida pela OA Princess Ciel Onijá, que apresentará fundamentos dessa expressão performática e política. Já no dia 1º de novembro, às 14h30, Juana Rondon e Bárbara Campos comandam a oficina A Cena: Oralidade em Movimento, que propõe um mergulho nas relações entre corpo, voz e presença. Ambas as atividades contarão com intérprete de Libras.
NÚCLEO DE PESQUISA DA CENA – KOH: ARTE, CORPO E TEMPO
O espetáculo FIM é fruto de uma pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa da Cena – KOH, fundado por Juana Rondon em 2017. O grupo atua na intersecção entre dança, teatro e tecnologia, explorando as relações entre corpo, sociedade e temporalidade. Ao longo dos anos, o KOHconsolidou-se como um espaço de criação e investigação artística voltado a provocar experiências sensoriais e reflexivas sobre o mundo contemporâneo.
Em FIM, a pesquisa estética e filosófica do núcleo se manifesta em cada gesto: o figurino combina elementos naturais e resíduos têxteis em um exercício de upcycling, a cenografia é mutante e a trilha sonora reúne artistas de diferentes linguagens, reforçando o caráter coletivo e experimental do projeto. Informações: @nucleodepesquisadacena
Espetáculo FIM
Período: 24, 25, 26, 31/10 e 01, 02/11
Horários: Sexta e sábado, às 19h. Domingo, às 19h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2, Lote 22 – Brasília – DF Ingressosgratuitos: Disponíveis em bb.com.br/culturae na bilheteria do CCBB
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 10 anos
Informações: (61) 3108-7600 | ccbbdf@bb.com.br