Tira-Gosto de Poeta: documentário revela a poesia marginal em Brasília durante a ditadura

Curta será exibido nesta sexta (27/9), às 19h30, no Espaço Cultural Mapati, seguido do Sarau Autoral. A entrada é gratuita.

Nesta sexta-feira (27/9), a partir das 19h30, o Espaço Cultural Mapati exibe o curta-metragem “Tira-Gosto de Poeta”, dirigido por Danielle Araújo. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pela plataforma Sympla. O público poderá refletir sobre a importância da poesia como forma de resistência cultural em um período desafiador da história brasileira. O projeto conta com o apoio da Funarte e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC/DF).

Com duração de 24 minutos e 40 segundos, “Tira-Gosto de Poeta” explora as dificuldades impostas pela Ditadura e a busca por uma identidade local em Brasília. O filme resgata a atuação da geração do mimeógrafo nas décadas de 70 e 80, apresentando entrevistas com oito figuras importantes da poesia marginal: Nicolas Behr, Luis Turiba, Luiz Martins, Chacal, José Jorge de Almeida, Paulo José da Cunha, Ivan Presença e Joanyr de Oliveira.

Neste contexto de repressão, a poesia do mimeógrafo se tornou uma ferramenta de resistência. O documentário revela como, após a decretação do Ato Institucional nº 5 em 1968, a censura se intensificou, levando artistas a utilizarem a carnavalização de letras e versos carregados de humor como formas de contestação. A poesia marginal não apenas democratizou a arte, mas deixou uma marca indelével na cultura brasileira.

“Uma das maiores motivações para ter feito esse registro foi contar essa história por meio das falas de pessoas que participaram desse movimento. A poesia marginal, por muito tempo, foi subestimada. Quis contextualizar e expor como o meio estava fértil para esse tipo de produção artística”, destaca a diretora do curta Danielle Araújo.

Sarau Autoral

Após a exibição do filme, o Espaço Cultural Mapati realizará a segunda edição do “Sarau Autoral”. Os espectadores poderão sentiro cheiro do álcool que sairá dos mimeógrafos, que integrarão a cenografia durante a leitura dos poemas. O sarau será apresentado de forma itinerante nos bastidores do Teatro Mapati, onde também serão servidas porções de coração de galinha a R$10,00.

Os poetas convidados incluem Edmilson Mapinguari, Eu Nobre, Felipe Vitelli, José Soter, Kathiely Santos, Lina Rehem, Luiz Martins, Nayê, Paulo José Cunha, Raquel Ely e Romulo Pinto. “O tema central do sarau é a geração mimeógrafo, um verdadeiro petisco de poeta”, comenta o poeta Felipe Vitelli. A estrutura do sarau incluirá declamações autorais e da geração mimeógrafo, além de música ao vivo. “Os mimeógrafos representam todo o processo dessa geração que usou essa tecnologia da época para publicar suas poesias, vendendo livretos de bar em bar. Esperamos que as pessoas sintam tudo o que é capaz em criatividade, mesmo sob uma ditadura e o cerceamento da liberdade criativa”, conclui Vitelli.

Serviço
Exibição do curta Tira-Gosto de Poeta e Sarau Autoral
Nesta sexta (27/9), a partir das 19h30
No Espaço Cultural Mapati – 707 Norte, Bloco
Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no Sympla (https://shre.ink/gz5W)

 

Deixe um comentário