Pedro Ferreira / Foto: Paula Carrubba

O músico Pedro Ferreira lança seu primeiro álbum, ReCanto, interpretando composições de Clodo Ferreira, seu pai, em releituras que trazem a estética nordestina do forró como principal referência. A direção musical é de João Ferreira, seu irmão, produtor musical e integrante do Natiruts.

O álbum é uma homenagem dos irmãos Pedro Ferreira e João Ferreira à obra do pai e traz composições de vários momentos de sua carreira, como as parcerias de Clodo Ferreira com os irmãos Climério e Clésio (Conterrâneos, Tiro Certeiro, Por um Triz, Balé e Silêncio Agrário), Dominguinhos (Carece de Explicação e Querubim), Petrúcio Maia (Cebola Cortada) e Cezzinha (Já com Saudade), além de uma composição própria do Clodo (Pedra Lapidada).

Para o show de lançamento de ReCanto, Pedro Ferreira (intérprete e percussionista) vem acompanhado de seu irmão, João Ferreira (violões – nylon e doze cordas), Ronny Freitas (sanfona), George Lacerda (percussão), Bruno Patrício (flauta) e Vavá Afiouni (baixos). O show conta também com as participações especiais de Maísa Arantes, cantando e tocando rabeca em Pedra Lapidada, e do grande homenageado, Clodo Ferreira, em Querubim.

A produção musical do álbum é de João Ferreira e a mixagem e masterização de Daniel Felix. As capas dos singles Já com SaudadeCarece de Explicação e do álbum ReCanto tiveram André Gonzales como Designer Gráfico e fotografia de Paula Carruba.

Toda a produção do álbum é independente e não conta com nenhum tipo de patrocínio ou financiamento externo. O projeto recebeu o apoio de Alexandre Carlo, do Natiruts, que disponibilizou seu estúdio para gravação e todos os músicos que atuaram na gravação participaram ou de forma voluntária ou com cachês simbólicos, possibilitando a realização dessa tão sonhada homenagem.

Sobre Pedro Ferreira

O brasiliense Pedro Ferreira é formado em Educação Física pela Unb e contramestre de Capoeira pelo Núcleo de Capoeiragem Movimento Cultura, estudou percussão popular na Escola de Música de Brasília, atua como percussionista em Brasília e já integrou bandas de diferentes estilos musicais como reggae e ska (Dr. Jah), bandas autorais (Banda Meskla), mangue beat (Chico Science e Nação Zumbi cover), forró (Forró nas Coxas e Trio Calangueado), samba (Roda Verde e Pôr do Samba), acompanha Clodo Ferreira em seus shows e participou da gravação dos CD’s “Gravura”, “Clodo Ferreira interpreta Sinhô” e “Clodo Ferreira”. Pedro começou a atuar como intérprete em participações nos shows de Clodo, nas rodas de samba e nos trios de forró pé de serra.

Em 2019 fez seu primeiro show como intérprete no Feitiço Mineiro e a partir daí surgiu a ideia de fazer um show com as composições de Clodo Ferreira. Com a pandemia, o show que já estava inclusive divulgado foi cancelado, mas o trabalho de preparação do show se tornou uma pré-produção para o álbum que contou com os arranjos de João Ferreira.

Em julho de 2022, Pedro Ferreira foi classificado para tocar no 20º Festival Nacional de Forró de Itaúnas/ES – FENFIT, que é considerado um dos maiores festivais de forró pé de serra da atualidade. A música concorrente foi uma composição inédita de Clodo Ferreira e Bruno Patrício chamada Teste da Sinceridade, que também faz parte do repertório do show de lançamento do álbum ReCanto.

Como estratégia de divulgação e lançamento do trabalho, Pedro Ferreira lançou nas plataformas digitais um single em outubro de 2022 chamado Já com Saudade e outro no início de novembro de 2022 chamado Carece de Explicação, ambas as músicas integram o álbum ReCanto, que estará disponível nas plataformas a partir do dia 11 de novembro de 2022 e terá o show de lançamento no dia 16 de novembro de 2022 no Clube do Choro de Brasília.

Lançamento do álbum RECANTO, de Pedro Ferreira
Local: Clube do Choro de Brasília
Data: quarta-feira, 16 de novembro de 2022
Horário: 21h
Ingressos: R$ 25,00 na Bilheteria Digital.

 

Deixe um comentário