Enquanto o mundo discute os crescentes desafios da saúde mental, uma ferramenta antiga e acessível ressurge como aliada poderosa: a literatura. No dia 20 de dezembro, às 17h, o Programa Educativo do CCBB Brasília realiza um bate-papo sobre o assunto com a doutora em educação especial e especialista em pedagogia, Fatima Ali Abdalah. O evento é gratuito e aberto ao público, mediante retirada de ingresso.
A palestra abordará como histórias e narrativas ajudam a formar a base emocional e psicológica dos jovens em fase de crescimento. Além de trazer reflexões sobre como a leitura possibilita a criação de um espaço seguro onde crianças e adolescentes podem lidar com suas emoções, medos e desafios de maneira simbólica e acessível.
“Quando uma criança lê ou ouve uma história, encontra recursos para expressar suas emoções e compreender o mundo ao seu redor. Identificar-se com narrativas pode oferecer conforto, mostrando que não se está sozinho em determinadas experiências”, afirma Fatima Ali Abdalah.
A literatura também tem o poder de gerar empatia, pois permite que os leitores se conectem com personagens e contextos diferentes de suas vivências, tornando-se um verdadeiro exercício de humanidade.
O evento é gratuito e o ingresso deve ser retirado no site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB Brasília.
Sobre Fatima Ali Abdalah
Fatima Ali Abdalah Abdel Cader Nascimento é doutora em educação especial pela UFSCar. Pedagoga, psicopedagoga especialista em português como segunda língua para surdos e mestre em educação. É pesquisadora na área da educação inclusiva com ênfase na formação continuada e processos de intervenção pedagógica. Desde 1998 desenvolve pesquisas na área da acessibilidade linguística e cognitiva de pessoas com surdo-cegueira. Atuou como professora universitária por 24 anos e professora da educação básica e ensino fundamental por 30 anos.
Serviço
A Arte de Contar: Como a Literatura Apoia a Saúde Mental de Crianças e Adolescentes
Horário: 20/12, sexta-feira, às 17h
Capacidade: 40 pessoas
Local: Hall da G5
Duração: 45 minutos
Atividade com retirada de ingressos no site www.bb.com.br/cultura o