La Rubia Café / Foto de Bruno de Lima

O La Rubia Café (404 Norte) acaba de lançar o Sábadrag. O projeto, realizado aos sábados no cocktail bar, disponibiliza um espaço para performances de drag queens previamente selecionadas. Ao final do show, as artistas podem “passar o chapéu” junto ao público, a fim de recolher quantias em dinheiro daqueles que quiserem incentivá-las. Interessadas devem enviar currículo drag para o e-mail larubiacafe@gmail.com, com nome completo, nome artístico, telefone e e-mail, além de fotos e vídeos de divulgação ou arquivo pessoal.

Neste sábado (13/4), quem se apresenta é a drag queen Cassia Labaxúrias, vencedora da 3ª edição do La Rubia Drag Race, em 2018. O concurso também é uma realização do cocktail bar para eleger a drag mais ousada da cidade.

Para agitar o evento, a DJ La Rubia domina as pick-ups com muita house music, techno e outras surpresas sonoras. O couvert é obrigatório e custa R$ 5.

Incentivo à arte Drag

O La Rubia Café também é conhecido pelos eventos que incentivam os trabalhos de drags da cidade. O bar já promoveu três edições do La Rubia Drag Race, para eleger as mais infames, fabulosas e inovadoras drag queens de Brasília. A última, em 2018, foi realizada no Festival Curta Brasília, no Cine Brasília. O concurso é inspirado no reality show RuPauls’ Drag Race, e as inscrições são gratuitas.

Em Brasília, aumentou o interesse pelo universo das drags, com mais cursos na área, gravação de séries e documentários, blocos carnavalescos com milhares de pessoas nas ruas da capital, e muito engajamento político em busca de valorização e reconhecimento – atualmente, drags do DF que atuam profissionalmente se movimentam em prol da criação de um sindicato para a categoria.

Cassia labaxuria / La Rubia Café / Foto divulgação

As drag queens começaram a surgir nos Estados Unidos, na década de 1950. No início, eram marginalizadas, mas aos poucos foram conquistando espaço até atingirem o auge, nos anos 80 e 90. Depois disso, não pararam mais. Dominaram os palcos, as telinhas e telonas, os eventos e até mesmo as ruas. Hoje, são também um símbolo na luta pelo respeito à diversidade.

Uma Drag (acrônimo para Dressed Resembling A Girl, que significa “vestida semelhante a uma garota”) é reconhecida pela aparência nada discreta e as habilidades artísticas e sociais. Mas não basta caprichar na maquiagem e fazer uma produção à la Hollywood. Para tornar-se memorável, uma drag queen precisa ser deslumbrante, talentosa, única.

Sábadrag

Aos sábados, a partir das 18h, com performances de drags previamente inscritas pelo e-mail larubiacafe@gmail.com. Interessadas devem mandar currículo drag, com nome completo, nome artístico, telefone e e-mail, além de fotos e vídeos de divulgação ou arquivo pessoal.

CLN 404, Bloco B, Loja 44, Brasília-DF; Segunda, das 11h30 às 15h. De terça a quinta, das 11h30 às 15h e das 18h à 1h. Sexta e sábado, das 11h30 às 15h e das 18h às 2h.

Deixe um comentário