Para falar de Ceilândia é preciso jogar luz sobre seu território. E é exatamente essa a proposta  do livro “Ceilândia, do preconceito ao orgulho”: homenagear, celebrar e dar voz aos cidadãos e  cidadãs que contribuíram para a criação da maior Região Administrativa do Distrito Federal, que  completa 52 anos no próximo dia 27 de março. Para marcar esse momento e celebrar a cidade  que o acolhe, no dia 25 (sábado), a partir das 10h, o JK Shopping promove, na Galeria JK Espaço  Arte (Piso S1), o lançamento da publicação, que será distribuída de forma gratuita durante o  evento e posteriormente por R$ 30 através do Instagram @ceilandialivro.

Escrito por Clemilton Saraiva, analista histórico e econômico, Leão Hamaral, jornalista e  empresário e Lucas Pinheiro, articulista do movimento social e cultural, o livro, ao longo de suas  200 páginas, guia o leitor em uma visita pela cidade, traçando um panorama sociocultural com  ênfase nos processos evolutivos, civilizatórios e econômicos da população ceilandense. Para  Clemilton Saraiva, a obra é um marco, pois estabelece uma nova narrativa que sai do  preconceito e mostra o orgulho, além de destacar e deixar registrada a história de Ceilândia para  as gerações futuras. “O livro é fruto de um grande desafio para dar voz aos que fizerem parte da  história da cidade e apresentar aos leitores uma Ceilândia não mais pelos acontecimentos de  porta de delegacia e sim pelas portas da cidadania de quem superou todas as expectativas”,  destaca Clemilton Saraiva.

Apoiador do projeto e espaço para a inauguração da tiragem, o JK Shopping ressalta a  importância do fomento à cultura, educação e valorização da cidade. “É necessário valorizarmos  e reconhecermos a importância da Ceilândia para o desenvolvimento do Distrito Federal, em  especial na cultura e economia. Nos colocamos sempre à disposição para promover  programações que evidenciem e fortaleçam a memória e história da região”, enfatiza Eliza  Ferreira, superintendente do empreendimento.

Arte que homenageia

Como forma de homenagem à Ceilândia, o artista Jailson Belfort receberá os convidados com  uma inédita Live Paint (pintura ao vivo), onde por meio das canetas esferográficas, o  maranhense vai retratar o monumento mais marcante da cidade: a famosa “Caixa D’água”.  Atualmente, o artista está com a exposição “Brasília em Traços“ em exibição no JK Espaço Arte.  Até o dia 31 de março, o público poderá conferir doze obras em tributo a Capital Federal e seus  seus principais monumentos e ícones. A mostra é gratuita, com funcionamento de segunda-feira  a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.

SERVIÇO: Lançamento do livro “Ceilândia, do preconceito ao orgulho” Data: 25 de março de 2023 (sábado).

Horário: Às 10h.

Local: Galeria JK Espaço Arte (Piso S1).

Programação gratuita.

Deixe um comentário