Gaê / Foto: Raul Nunes

Se em fevereiro de 1999, quando a música “Paciência”, de Lenine, foi lançada, o mundo já precisava de um pouco mais de calma, em dezembro de 2021, a necessidade ainda maior é a de alma. Com o objetivo de resgatar e atualizar a reflexão dessa canção, Gaê lança, nesta quarta-feira (1), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em todos os aplicativos de música, sua versão desta canção tão representativa. O artista, que vive com a presença do HIV, ainda estreia na segunda temporada da série documental “Deu Positivo”, da MTV e faz show inédito em São Paulo, na mesma data, no Studio SP, às 20h.
Com novas linhas, trocas, pausas, surpresas e evoluções, a releitura de “Paciência” do artista brasiliense Gaê impressiona com diversidade de elementos sonoros. Composta por violões de Agna Maria, percuteria de Gabriel Cabeça, violoncello de Israel Marinho, violas de Kinda Assis, violino de Gabriel Meca e piano de Cauê Lemes – que também assina a produção do single – a canção proporciona nova experiência ao ouvinte. “Nossa versão tem esse caos instrumental. Ela sai do lugar convencional e ordenado aos ouvidos”, afirma o cantor.

Se a sonoridade apresenta nova roupagem, a letra permanece. “As músicas canônicas da MPB têm essa capacidade de carregar coisas pelo tempo sem desconectá-las, tanto da sua origem, quanto do momento presente”, reflete Gaê. “A ansiedade que está na composição do Lenine é universal”, complementa o músico.

CONSCIENTIZAÇÃO

Antes conhecido por Gabriel Estrela, Gaê foi convidado para a segunda temporada de “Deu Positivo”, documentário nacional transmitido pela MTV, devido ao seu engajamento na causa. “Como artista LGBT+, a gente tem que estar atento às questões que são sensíveis à nossa comunidade. Tenho essa propriedade para falar do HIV, tanto pela vivência, quanto pelos estudos e o tempo que trabalhei com isso”, narra.
Como artista, ele acredita que o espaço e a visibilidade devem ser utilizados para o diálogo sobre outras questões. “A manutenção da democracia, o direito das pessoas trans, pretas, a inserção de pessoas idosas e pessoas com deficiência na nossa comunidade e na nossa vida social. Essas são algumas das questões que não tem como não permear nossos trabalhos”, completa o autor dos singles “Onde Está a Estrela?”, “Ipê Amarelo” e “Geladeira”. Os episódios vão ao ar nos dias 1.º, 2 e 3 de dezembro, sempre às 20h, na MTV.

SHOW PRESENCIAL

Para comemorar o lançamento e, ao mesmo tempo, promover conscientização, Gaê tem show marcado no Studio SP, às 20h, com participação do artista mEros Erros. Parte da programação do evento “Cedo e Sentado”, o artista prepara a primeira apresentação pública de seu álbum “Eu Não Quis Dizer Isso”. “Vai ser com a banda completa: guitarra, percuteria, violoncello, trompete e algumas coisas além. Vamos ter algumas novidades nesse show”, finaliza.

SERVIÇO

Gaê lança versão de “Paciência” nesta quarta-feira (1), em todos os aplicativos de música. Show de lançamento acompanha no mesmo dia, às 20h, no Studio SP, com participação de mEros Erros. Para finalizar, o cantor estreia na série documental “Deu Positivo”, às 20h, na MTV.

Deixe um comentário