Especialista dá dicas para perder peso e evitar retenção de líquido

Com a crise gerada pela pandemia, lockdown, estresse e ansiedade, muitas pessoas passaram a se alimentar de forma errada e adquiriram alguns quilinhos extras, ou perceberam um certo inchaço pelo corpo, e agora  buscam uma forma de perder peso rápido. Nesse sentido, o especialista em nutrição clínica e esportiva, Matheus Veiga, do Centro Clínico São Miguel, deu algumas dicas e tirou dúvidas sobre perda de peso e retenção de líquido.

Matheus explica que uma alimentação adequada ajuda muito na perda de peso e inchaço e dá algumas alternativas que podem ser inseridas no dia a dia. “Eu indico preparações assadas, cozidas ou grelhadas, carnes magras (patinho, músculo, frango sem pele), peixes, por exemplo. Para o café da manhã ou lanche, leite e iogurtes desnatados, queijo branco (minas frescal, ricota, cottage), pão integral, cuscuz, aveia, granola, sucos de frutas diluídos naturais (limão, abacaxi, acerola) sem açúcar, e claro, muita água”, ressalta.

Para o preparo da refeição, o nutricionista diz que é preferível óleos vegetais (óleo de soja, canola, milho, girassol) em pequenas quantidades, temperos naturais como alho, cebola, tomate, pimentão, cheiro verde, ervas, limão, vinagre, açafrão, louro, cominho, etc.

Além disso, o especialista aconselha evitar comer assistindo TV, na frente do computador, ou fazendo outras coisas, em momentos agitados. “É importante se alimentar à mesa, mastigando bem os alimentos, de forma tranquila, evitar pular refeições, fazer 5 a 6 refeições diárias”, aconselha.

A prática de atividade física também ajuda muito na perda de peso. Segundo Matheus, há possibilidade de perder peso sem atividade física, com uma alimentação adequada, porém a perda é bem menor, e consequentemente a pessoa irá perder massa muscular, o que não é o ideal, explica.

“Para quem não gosta de praticar exercícios, uma dica é fazer atividades rotineiras caminhado, por exemplo, ir à padaria, supermercados, ou trocar o elevador por escadas. Mudanças como essas já ajudam na perda de peso”, afirma.

Retenção de líquido

Sobre a retenção de líquido, que atinge principalmente mulheres em período pré-menstrual, o nutricionista explica que ao longo do dia vamos retendo mais água e a dica, além de beber muita água, é inserir alguns tipos de chás na dieta, como o hibisco por exemplo. “Mas tem que ser de acordo com cada pessoa, tem a forma certa de preparo, e pessoas com hipertensão não podem consumi-lo”.

A ingestão de bebida alcoólica também pode aumentar a retenção de líquido, especialmente se for acompanhada de algum petisco. Outro fator que ajuda a reter líquido é o intestino preso, que além de inchaço causa mau humor. “Para isso, indico aumentar o consumo de água, praticar alguma atividade física, mesmo que seja caminhada, e ingerir alimentos integrais, vegetais e frutas”.

Para finalizar, Matheus lembra que dieta não é restrição e sim reeducação e ressalta a importância de um acompanhamento profissional para obter um melhor resultado e descobrir o que se adequa melhor na sua rotina.

Serviço:
Centro Clínico São Miguel
Endereço: SHLS 716, Bloco A, Ed. Pio X, Sala 402 – Asa Sul
Horário de funcionamento: 9h às 18
Telefone:  (61) 3964-9169
Instagram: @cmosaomiguel
Site: cmosaomiguel.com.br

Deixe um comentário