Imagem: Freepik

O mundo passa por constante evolução, e como não poderia ser diferente, a educação também passa por transformações importantes. E, impulsionados pelo projeto inovador da Faculdade de Brasília (FBr), liderado pelos Professores Deodato Neto e Fabricio Dutra, em parceria com o projeto VEM (Vânia Rego, Elisângela Dias e Márcia Toledo), esses educadores decidiram oferecer uma formação impactante e gratuita para professores, tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino, abordando a junção entre a evolução tecnológica e a educação, com o apoio essencial da Frente Unida.

Segundo Deodato, a pandemia expôs as dificuldades enfrentadas pela educação em todos os níveis. “Nesse cenário, o papel dos professores se tornou ainda mais crucial. Com a mudança repentina para o ensino remoto, surgiu a necessidade de explorar novas abordagens, adotar ferramentas tecnológicas e inspirar os alunos a encontrar soluções inovadoras”, afirma.

Os cursos ministrados pelo professor Deodato Neto, e pelo projeto VEM, como parte do projeto da FBr e apoio da Frente Unida, abordam de forma abrangente como a tecnologia pode ser uma aliada valiosa nesse processo.

“Esses cursos não apenas reconhecem a importância da formação continuada para os professores, mas também ressaltam que a formação é uma ferramenta indispensável para superar os desafios atuais e futuros”, ressalta Deodato.

O professor avalia que a iniciativa pública muitas vezes não consegue atender às demandas da formação e, portanto, à atualização dos professores. Outro problema listado pelo professor, são algumas titulações e certificações que não atendem às necessidades do cotidiano escolar, distanciando-se da realidade das escolas.

Metodologia

Em parceria com a Frente Unida dos Professores do Distrito Federal, as temáticas das formações englobam elementos da educação à distância, metodologias ativas e o domínio de ferramentas tecnológicas cruciais. Com tópicos como a evolução da educação a distância, liderança, comunicação síncrona e assíncrona, manipulação de arquivos e pastas, uso do Google Sala de Aula e as contribuições do projeto VEM com assuntos como Educação Especial, os professores são formados para atuarem com qualidade social, gerando aprendizagens diversas.

Os cursos destacam ainda a necessidade de adoção de abordagens educacionais mais dinâmicas e interativas. Desde iniciar videochamadas e criar turmas virtuais, até oferecer feedback em tempo real e envolver os pais na jornada educacional, sempre utilizando a tecnologia como um instrumento poderoso para aprimorar a experiência de aprendizado.

Para finalizar, o professor Deodato Neto, o projeto VEM e a Frente Unida afirmam que estão pavimentando o caminho para uma educação mais conectada, adaptável e eficaz, por meio do projeto da FBr.

“Esses cursos não são apenas conjuntos de aulas, mas uma mudança de paradigma que promove a aprendizagem contínua, o uso adequado da tecnologia e, acima de tudo, inspira os educadores a liderarem a revolução educacional. Uma revolução que não apenas enfrenta os desafios, mas também cria um futuro brilhante para a educação, com o respaldo forte da Frente Unida dos Professores do Distrito Federal”, concluiu Deodato.

Interessados podem se inscrever pelo link: https://amaisdconsultoria.com.br/curso/faculdadebrasiliafbrprofessores , onde há mais informações sobre o curso.

Deixe um comentário