Foto: Divulgação

Espaços culturais são lugares para crianças, sim! De forma a estimular a participação e formação do gosto pelas artes já nos primeiros anos de vida, o CCBB Educativo Brasília comemora o Dia das Crianças com programação especial para a primeira infância. O público é específico e demanda abordagens diferentes, como ritmo mais lento de passeios pelas galerias, tom de voz mais suave e estímulos sensoriais próprios.

Incluir e acolher as crianças de 0 a 6 anos e seus responsáveis sempre foi uma meta do CCBB Educativo que agora se concretiza de maneira mais abrangente com as Visitas Mediadas voltadas para essa faixa etária nas galerias do espaço. Nos dias 29 e 30 de outubro, às 9h, serão lançadas as visitas mediadas para bebês, que depois ficarão permanentes na programação. O público de 0 a 3 anos terá a oportunidade de receber estímulos sensoriais que dialogam com a exposição Movimento Armorial 50 anos, que estreia no dia 18 de outubro.

Ainda com foco no público de 0 a 3 anos, o projeto Pequeníssimas Mãos também dialoga com a exposição Movimento Armorial 50 anos, movimento de arte e cultura popular brasileira com foco, sobretudo, na cultura nordestina. Leitura de Cordel, a partir de ilustrações, música e dança são elementos do Movimento Armorial que pautam a descoberta de novos sons, ritmos e experiências sensoriais nos bebês.

Voltado para crianças de 3 a 6 anos, o projeto Pequenas Mãospropõe um passeio pela exposição de Ziraldo Interativo – que estreia exatamente no Dia das Crianças, 12 de outubro –  e em seguida participar de atividade pedagógica que possibilita que as crianças explorem o universo artístico do autor com suas narrativas e ilustrações, descobrindo o mundo das cores, formas e a interposições desses elementos por meio de uma mesa de luz.

Já o programa Livro Vivo, voltado para toda a primeira infância (0 a 6 anos), dialoga com as duas exposições em cartaz no CCBB: Ziraldo Interativo e Armorial 50 anos. A contação das histórias de Ziraldo será realizada no pavilhão de vidro, onde será criado um grande espaço de leitura infantil. E na sala do Programa Educativo será criado um espaço temático do Movimento Armorial com livros selecionados para todas as idades. Local onde acontece também a Hora do Conto, destinado a crianças de todas as idades, incluindo a primeira infância. Espaço que educadores e músicos contam histórias da cultura popular brasileira.

“Espaços culturais também podem ser acolhedores para o público infantil, em especial a primeira infância, e espaço de inclusão às mães e responsáveis, que muitas vezes se sentem deslocados”, enfatiza a Coordenadora do CCBB Educativo Brasília, Camila Pires.

E comemorando antecipadamente o Dia das Crianças, no dia 9 de outubro, em única apresentação, o grupo Mamulengos Fuzuê convida o público infantil para um alegre passeio pelo imaginário popular brasileiro As personagens Rosinha, Benedito e o Boizinho Fuzarca lançam mão de muita esperteza para fugir de perigos representados pela fantástica Cobra Anaconda, no espetáculo “Benedito, Abençoado e Bendizido”.

O CCBB Educativo possui atividades regulares, com horário pré-estabelecido, além dessas voltadas para a primeira infância. Há visitas mediadas, presenciais e virtuais, e programação para crianças, adultos, universitários e pessoas com deficiências. Algumas atividades devem ser agendadas e estão sujeitas a lotação. A programação completa e mais informações podem ser encontradas no telefone (61) 3222 – 0341  e no endereço eletrônico  https://ccbb.com.br/brasilia/ccbb-educativo/

 

Programação CCBB Educativo Brasília – Outubro 2022

 

DATA COMEMORATIVA – DIA DAS CRIANÇAS

Espetáculo Mamulengo Fuzuê

Data: 09 de outubro, às 15h

Local: Quintal do CCBB

Acesso: Gratuito, sem retirada de ingressos

Classificação indicativa: Livre

 

PEQUENÍSSIMAS MÃOS

Data: sábados e domingo, às 10h

Local: Sala do Educativo

Acesso: Evento gratuito, mediante retirada de ingresso

Classificação indicativa: Livre

 

PEQUENAS MÃOS

Data: sábados e domingo, às 13h

Local: Sala do Educativo

Acesso: Evento gratuito

Classificação indicativa: Livre

LIVRO VIVO

Data: sábados e domingo, às 14h e 17h

Local: Pavilhão de Vidro (a partir de 12 de outubro)

Acesso: Evento gratuito, mediante retirada de ingresso

Classificação indicativa: Livre

HORA DO CONTO

Data: sábados e domingo, às 11h e 15h

Local: Sala do Programa Educativo

Acesso: Evento gratuito

Classificação indicativa: Livre

ESTREIA DAS VISITAS MEDIADAS PARA BEBÊS

Data: 29 e 30 de outubro, às 9h

Acesso: Gratuito, mediante retirada de ingresso

Classificação etária: 0 a 3 anos

Serviço:

Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil

Centro Cultural Banco do Brasil – Distrito Federal

Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF  Tel.: 61 3108-7600

Vide programação em www.bb.com.br/cultura

https://ccbb.com.br/brasilia/ccbb-educativo/

Classificação Indicativa: livre

Deixe um comentário