Em tempos de rápidas transformações sociais e desafios globais, a saúde mental tem se tornado um tema central na busca por qualidade de vida. O ritmo acelerado cotidiano moderno, somado às pressões diárias, incertezas econômicas e à sobrecarga de informações, tem gerado um aumento significativo de problemas como ansiedade, estresse e depressão. Nesse cenário, o cuidado com a saúde mental deixou de ser um tabu para se transformar em uma necessidade coletiva.
E a arte tem se mostrado uma poderosa ferramenta terapêutica, contribuindo significativamente para o fortalecimento da saúde mental e emocional. De acordo com um estudo publicado no Journal of Epidemiology and Community Health, tanto a prática de atividades artísticas, como pintar, escrever e tocar instrumentos, quanto o consumo de arte, como visitar exposições, estão fortemente ligados a uma melhor saúde, maior satisfação com a vida e à redução de sintomas de ansiedade e depressão, em homens e mulheres.
É nesse contexto que a Associação Artística Mapati, em parceria com a ONG Instituto InveRso – Centro de Convivência em Saúde Mental, Arte e Cultura, está promovendo o projeto ARTEAR – Oficinas InveRso, que oferece aulas artísticas gratuitas como ferramenta de reinserção social e desenvolvimento de novos vínculos, voltadas principalmente para pessoas com sofrimentos psíquicos e deficiências psicossociais.
“As oficinas visam promover arte e cultura como forma de expressão das emoções humanas e fortalecimento de vínculos,” explica Giovanna Momenté, diretora secretária-geral do Instituto InveRso. “Na perspectiva da reforma psiquiátrica, os Centros de Convivência são espaços para fortalecer vínculos e reinserção social. Esse cuidado e fortalecimento de laços geram um senso de si e de pertencimento a um grupo, e estamos aqui para isso,” complementa Giovanna. Ela também destaca o histórico de sucesso das iniciativas do Instituto: “Já realizamos oficinas como Intervenção Urbana – Esquina da Loucidez, que foi ganhadora do Prêmio Loucos pela Diversidade, entre Fiocruz e Ministério da Cultura, além de oficinas de mosaico, fotografia, teatro, Intervenção Urbana e produção literária e editorial.”
Sobre as oficinas ARTEAR
O projeto, que teve início em agosto deste ano e prosseguirá até novembro, abrange uma diversidade de modalidades artísticas, como artes visuais, fotografia, mosaico e produção literária. As atividades são conduzidas por profissionais especializados e contam com o apoio de acompanhantes terapêuticos, garantindo que todos os participantes recebam o suporte necessário, especialmente aqueles com deficiências psicossociais. As aulas são especialmente voltadas para pessoas com transtornos mentais, mas também estão acessíveis ao público geral, reforçando a importância de espaços inclusivos para a promoção da saúde mental.
As oficinas ocorrem na sede do Instituto InveRso, localizada na SCLN 408, Bloco B, sala 60, subsolo, Asa Norte. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link (clique aqui) ou das redes sociais da Associação Artística Mapati (@aamaosc) e do Instituto InveRso(@inverso.df). Outras informações estão disponíveis pelo telefone (61) 3273-4175, WhatsApp (61) 98149-9592 ou e-mail inverso.ong@gmail.com.
Oficinas disponíveis:
• Artesania Fotográfica: segundas, das 10h às 12h;
• Musicalização Voz e Vez: segundas, das 14h às 16h;
• Maquiagem Artística Compondo Personagens: terças, das 14h às 16h;
• Pinturas Mirabolantes: sábados, das 14h às 16h.
SERVIÇO
ARTEAR – Oficinas InveRso
Inscrições gratuitas pelo link: clique aqui
Instituto InveRso – SCLN 408, bloco B, sala 60, subsolo, Asa Norte
Informações: (61) 3273-4175, WhatsApp (61) 98149-9592 ou e-mail inverso.ong@gmail.com