Felib / Foto: Uma Comunicação

Em sua 36ª edição e celebrando os 40 anos de sua criação, a Feira do Livro de Brasília (FeLiB) retornou em grande formato resgatando o seu principal objetivo: incentivar a leitura e promover a literatura e o livro. Erguida no Complexo Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios, a “Cidade da Leitura” apresenta uma mostra qualificada de produtos editoriais apresentada por expositores locais e nacionais, além de uma vasta e diversificada programação composta por palestras, rodas de leitura, apresentações culturais e ações educativas. A entrada é franca para todos os públicos.

Sob o tema “O Quadradinho, o Quadrinho e a Leitura… Sempre em Frente”, a FeLiB 2022 celebra o ilustrador e escritor Roger Mello. Os traços e as artes do homenageado tornarão a cenografia do evento ainda mais lúdica. Também será homenageado o poeta, artista visual e ex-diretor da Biblioteca Nacional, Antônio Miranda, patrono deste ano. A expectativa da organização é receber um público aproximado de 80 mil pessoas ao longo da feira. Deste total, em torno de oito mil estudantes oriundos de 14 Regionais de Ensino da Secretaria de Educação por meio de visitas diárias previstas para serem realizadas em três turnos.

A FeLiB chega renovada, adaptando-se às profundas transformações culturais, econômicas e tecnológicas contemporâneas. Entre as muitas novidades, se destaca os espaços “Sesc Vitrine Literária” e “Quadradinho + Autoral”. Esta 36ª edição conta com três grandes eixos de curadoria que passam pelas diferentes relações com a leitura, no âmbito familiar, escolar e criativo-autoral. As histórias em quadrinhos, os encontros com autores, as contações de histórias, as atividades artísticas para bebês e crianças e as oficinas arte-educativas terão destaque na programação.

A feira conta com o espaço FeLiB Sem Limites orientado para propagar ações e dar destaque às pessoas com deficiência, ampliando as medidas de acessibilidade do evento.

Para Marcos Linhares, porta-voz e curador literário, “a FELiB reunirá grandes quadrinistas e escritores como Roger Mello, Dad Squarisi, Antônio Miranda, Kiusam de Oliveira, Eraldo Miranda, Max Andrade e Ivan Costa (agente quadrinista e sócio fundador da Comic Con Experience – CCXP), Hugo Canuto”, entre tantos outros e isso nos enche de orgulho”, comemora.

De acordo com Aldanei Menegaz, curadora da Família e da Escola + Leitora, “a edição 2022 será uma verdadeira festa literária, com muita arte e acolhimento especial às crianças, familiares, professores, estudantes e comunidade em geral”, afirmou.

Segundo o produtor executivo da FeLiB e membro do IPCB, entidade realizadora do projeto, Jorge Luiz da Silva, tocar um projeto literário na Esplanada dos Ministérios é um desafio significativo. “Existe na força dos livros, as possibilidades de construção da cidadania”, enfatizou.

Para o diretor de projetos e conteúdo, Thelmo Martins, a FeLiB faz história. “Homenagearemos o nosso quadradinho, Brasília, metrópoles que tanto amamos”, disse.

Já o presidente da Câmara do Livro do DF, Ivan Valério, reafirma seu compromisso com o mercado editorial de modo amplo. “Teremos milhares de títulos para todos os gostos e bolsos”, explicou.

A Mostra Editorial FeLiB, composta por editores, distribuidores, livreiros e demais representantes da cadeia produtiva, oferecerá ao público leitor, uma grande variedade de produtos editoriais locais e nacionais. Estão confirmadas as Editoras UnB e SENAC, a Distribuidora Arco-íris e as livrarias Aplicada, Ciranda Cultural, Paulus, Pé da Letra e Leitura, além de estandes do Sindicato dos Escritores do DF do GAEB (Grupo de Autores Brasileiros).

Os autores, coletivos artísticos, academias de letras e projetos sociais de leitura do Distrito Federal estão presentes nesta edição, que promove, também, a convivência intergeracional destinado ao incentivo da leitura entre crianças e seus familiares.

A ala principal da FeLiB foi idealizada como uma arena literária ao abrigar lançamentos, saraus, rodas de conversas, encontro com autores e apresentações artísticas orientadas para crianças, jovens e adultos. As esquinas do Pavilhão FeLiB serão ativadas com espaços especiais como a Casa do Cordel e o Espaço do Autor. Tais ambientes abrigarão mostras de xilogravuras e de HQs, além de sessões de autógrafos e de lançamentos literários.

A literatura está sendo abraçada pelo Complexo Cultural da República, local escolhido para abrigar a cidade da leitura. A Biblioteca Nacional de Brasília irá receber oficinas e seminários integrantes da extensa e variada programação.

Em parceria com a Secretaria de Educação, o Professor, personagem central do programa Escola + Leitora, será acolhido em um espaço especial, a Sala do Professor, palco para oficinas e palestras motivacionais. A intenção é promover boas práticas e experiências de autocuidado no ambiente escolar.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o DETRAN (Departamento de Trânsito-DF) e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), contarão com estruturas próprias. A SECEC estará homenageada por meio do projeto “Mala do Livro”. O DETRAN converterá a FeLiB em uma cidade orientada para promover a conscientização e a educação para o trânsito e o IPHAN oferecerá ao público uma programação inédita de educação patrimonial.

O SENAC estará presente por meio do Território SENAC composto por quatro carretas com ativações e oficinas de informática, gastronomia, beleza e moda. Já o SESC se fará presente por meio do espaço Vitrine Literária, ambiente destinado a receber atividades artísticas, contações de histórias e oficinas formativas.

A FeLiB é, ainda, uma grande galeria a céu aberto, destinada a abrigar qualificadas exposições visuais, dentre elas: “Brasília em Planos”, por Bento Viana; “Contos dos Orixás”, de Hugo Canuto;

“Brasília 61 + 1 anos de história”, do Correio Braziliense; “Um olhar peculiar para Brasília 2022” – Estudantes CEM 01 de Sobradinho e “365 dias de Consciência Negra” – Estudantes CED 310 de Santa Maria.

Programa de Visitação Escolar e Pré-FeLiB

A Feira do Livro de Brasília começou oficialmente no dia 17 de junho, mas a programação teve início em 23 de maio, com a realização da FeLiB Itinerante como parte do Escola + Leitora. A pré-FeLiB, contou com a participação de contadores de histórias e escritores do DF e estudantes da rede pública da educação infantil e fundamental de oito regiões administrativas do DF: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina e Recanto das Emas. Também foi promovida a formação online para professores da Secretaria de Educação com o objetivo de orientar a qualidade e diversidade na aquisição de livros literários e paradidáticos.

E durante os dias de realização da 36ª edição, escolas públicas e privadas participarão do Programa de Visitação FeLiB. A previsão é que 1.400 estudantes por turno (matutino e vespertino) visitem a cidade da leitura, de segunda a sexta-feira. A grande novidade é que os estudantes do Ensino Médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) também estarão no evento, com visitas às terças e quintas-feiras no período noturno.

Sobre a FeLiB

A Feira do Livro de Brasília nasceu em 1982 com o propósito de contribuir para a criação de uma comunidade leitora e apaixonada pela literatura no Distrito Federal. Em 2002 foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal. Nas 35 edições realizadas, a FeLiB recebeu renomados escritores, como Jorge Amado, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Thiago de Mello, Ariano Suassuna e Moacyr Scliar.

A 36ª Feira do Livro de Brasília é uma realização do IPCB – Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro.

Realização do Fomento:
Secretaria de Turismo do DF

Apoio:
Secretaria de Cultura do DF – Secretaria de Educação do DF

Parceiro Institucional:
Câmara do Livro do DF

Parceria:
DETRAN-DF – Fecomercio DF – FTD Educação – HPlus – Iphan – SESC – Senac – Sindieventos DF – Universidade de Brasília (UnB)

Serviço
36ª Feira do Livro de Brasília – FeLiB
Quando: de 17 a 26 de junho de 2022
Horário: De segunda à sexta-feira, das 09h às 22h. Sábados e domingos, das 10h às 22.
Onde: Complexo Cultural da República (Esplanada dos Ministérios)
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre

Deixe um comentário