O perfil UMMAS Mulheres Contra o Câncer debateu, em live especial realizada nesta semana, a relação entre hábitos de vida e o câncer. A endocrinologista Gabriela Resende (CRM/DF 22315 • RQE 13596) foi a convidada do encontro moderado pela Dra. Flávia Vidal.
No perfil criado por médicas que se uniram para apoiar e empoderar mulheres com informações sobre saúde, autocuidado e câncer, o debate esclareceu que o surgimento da doença pode estar relacionado a fatores internos, como a genética, ou externos, como os hábitos de vida de uma pessoa. Durante pouco mais de 50 minutos, as médicas interagiram e esclareceram dúvidas de um público ávido por informações.
Entre os pontos de destaque levantados no debate, ressaltamos:
• estima-se que cerca de 30 a 50% dos cânceres são preveníveis por modificações de estilo de vida;
• não fumar e evitar qualquer tipo de exposição ao tabaco é um dos principais tipos de prevenção.;
• a segunda medida mais importante para prevenção de câncer, e a mais importante para as pessoas que não fumam, é manter um peso adequado através de uma alimentação saudável e atividade física regular.;
• pessoas com trabalhos sedentários necessitam introduzir atividade física em sua rotina, como caminhadas, andar de bicicleta, natação, dança, corrida, competições de natação e esportes coletivos.
O material pode ser visto no perfil @ummasmulheres, IGTV.