Brasília recebeu no último fim de semana, entre os dias 23 e 26 de maio, o Origem Week e Chocolat Festival, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento gratuito atraiu mais de 35 mil pessoas e se consolidou como um dos maiores sucessos do calendário gastronômico e cultural da capital federal.
Em sua segunda passagem por Brasília, o Chocolat Festival, conhecido como o maior evento de chocolate e cacau da América Latina, integrou a programação do Origem Week, que fez sua estreia na cidade. Juntos, os eventos reuniram 120 expositores e 250 marcas, movimentando mais de 10 milhões de reais em negócios diretos e futuros.
“O Origem Week estreou em Brasília e superou todas as expectativas de público e vendas. Clientes, visitantes e expositores ficaram muito satisfeitos. Assim, o evento se consolida em Brasília e já estamos pensando na edição de 2025, com a proposta de ser ainda maior e com mais novidade, além da inclusão de outras cadeias produtivas sob o guarda-chuva do Origem Week”, explica Marco Lessa, CEO do Grupo M21 e idealizador dos eventos.
O sucesso foi tamanho que o empresário já antecipa outras novidades para a realização do próximo evento. “Além do Chocolat Festival e o Circuito da Cerveja, estudamos trazer para cá, o um voltado para café e queijos de forma mais destacada. O artesanato veio muito forte com os projetos da Sedet de Brasília, e o Chocolat Festival, claro, como carro-chefe dessa proposta transversal, plural, rica e que tanto valoriza a cultura produtiva do Brasil”, comenta.
A programação diversa encantou visitantes de todas as idades. Entre as atrações, destaque para os espaços de degustação, showcooking, minicursos infantis, esculturas de bolos e chocolate, palestras e rodadas de negócios. Essas atividades promovem o consumo consciente, impulsionaram a indústria, a agricultura familiar e o turismo.
O público teve a oportunidade de aprender com chefs renomados como Lui Veronese, Diego Koppe e Victor Quaranta, além de chefs internacionais como Mariana Corbetta e Laurent Rezette. As receitas e dicas apresentadas por esses profissionais foram um dos pontos altos do evento, atraindo muitos entusiastas da gastronomia.
“O sucesso do Origem Week e Chocolat Festival em Brasília não apenas consolidou a importância desses eventos na capital, mas também abriu portas para futuras edições ainda mais grandiosas. Com uma programação rica e diversificada, os eventos mostram o melhor da cultura produtiva brasileira, conectando produtores e consumidores e gerando novas oportunidades de negócios”, diz Marco.