Confraria em Trancoso / Divulgação

Confraria desembarcou neste Verão em Trancoso com seus produtos autorais e artesanais vendidos em mais de 100 pontos no Brasil e exterior. A marca brasiliense escolheu como endereço para a sua segunda loja física, um espaço em um dos quadriláteros mais disputados do balneário. O spot de paredes brancas, iluminação âmbar, chão e teto em madeira, típicos das construções em estilo colonial da cidade litorânea baiana, abriu as portas na última semana de dezembro passado, com seus acessórios, produtos das linhas Home e Garden e uma coleção especial inspirada no local: a Beach-Resort, com criações em junco, palha de taboa (novidade do Verão), algodão orgânico e couro sem cromo.

“Há 10 anos tinha o desejo de ter uma loja em Trancoso, mas decidi que a Confraria só abriria quando encontrasse o ponto ideal. E neste ano de tantas adversidades e desafios, ele surgiu.”, conta a criadora da Confraria, a designer Ana Paula Braga Ávila e Silva sobre a sua loja permanente na praia baiana. O primeiro endereço físico da marca está localizado na Comercial da QI 05 do Lago Sul, também um quadrilátero ocupado por lojas de moda, restaurante, joalheria e galeria de arte em Brasília, cidade que abriga a label.

A loja Confraria de Trancoso ocupa o espaço do antes Empório Maritaca. O projeto tem assinatura do escritório Jessica Nunes Arquitetura e teve como ponto de partida um móvel rústico antigo de cinco metros, que guarda grandes memórias afetivas à dona do imóvel, Marcia Taliberti. “Queríamos que a loja tivesse o estilo da cidade e que os nossos produtos fossem expostos de forma orgânica.”, completa Ana Paula Braga Ávila e Silva, que decidiu pela abertura do espaço em outubro, quando esteve na cidade a convite do “CASA VOGUE na Estrada”, projeto que reuniu artistas, designers e mestres artesãos.

A imersão incluiu visitas a ateliês de artesanato da região, aldeias da etnia Pataxó, a Belmonte, cidade do mestre do design moveleiro e da arquitetura Zanine Caldas, à foz do Rio Jequitinhonha e a arquitetura gótica baiana. O resultado foi aplicado principalmente na linha de objetos para casa, lançada há dois anos e hoje vendida por 15 lojas de decoração física e online nacionais. Já as bolsas e sapatos da Confraria estão em pontos de venda do Brasil e do exterior como Estados Unidos, França e Suíça, países compradores dos acessórios exclusivos feitos à mão e com matéria primas focadas na sustentabilidade.

Confraria em Trancoso / Divulgação
Deixe um comentário