Estudantes e professores da rede pública terão a oportunidade de explorar a música renascentista, no musical pedagógico Cantos da Gamba. Realizado pelo CCBB Brasília, no dia 27 de novembro, às 16h, o evento propõe uma imersão no universo da viola da gamba com alunos da Escola de Música de Brasília, sob a direção do professor Gustavo Freccia. A atração é aberta ao público geral, mediante retirada gratuita de ingresso no site www.bb.com.br/cultura , ou na bilheteria física do Centro Cultural.
A viola da gamba é um instrumento híbrido, que lembra uma mistura do violão e do violoncelo, com um timbre doce e suave. Utilizada principalmente para música de câmara, possibilita uma interpretação delicada e minuciosa das vozes, quase como em um coral. Com nuances e sutilezas, as peças musicais convidam à apreciação dos detalhes, proporcionando uma experiência profunda e envolvente.
Além da execução ao vivo de composições do Renascimento, o musical pedagógico incluirá um bate-papo sobre o artefato musical. “Estamos muito contentes com a oportunidade de apresentar para jovens esse instrumento tão antigo, um pouco raro, mas não por isso menos encantador. É uma forma de manter viva a música do passado, estimulando a curiosidade sobre o repertório do Renascimento e por instrumentos que, ainda que desconhecidos, compõem nossa tradição musical”, comenta Gustavo.
Gustavo Freccia, gambista e cantor, possui uma sólida trajetória acadêmica e artística. Doutor em Performances Culturais e mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás, Freccia compartilha seu conhecimento na Escola de Música de Brasília, onde inspira jovens músicos a explorar o rico universo da viola da gamba.
Serviço
Cantos da Gamba
Horário: 27/11, quarta-feira, às 16h
Capacidade: 70 pessoas
Local: Cinema do CCBB
Duração: 45 minutos
Atividade com retirada de ingressos no site www.bb.com.br/cultura o