A franquia Tocantins da maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas recebe um espaço especial, assinado pelo arquiteto Thales Zago e pela paisagista Mara Magalhães, o Mirante do Sol. A dupla que tem em seu portfólio projetos de sucesso em grandes mostras pelo país, apresenta um espaço harmônico e cheio de regionalidade explorado em um contêiner duplo de 36 m², estrategicamente posicionado em um mirante com 160 m², em exibição até 08 de agosto na Praia da Graciosa, em Palmas.
Como inspiração para o espaço, que tem em sua alma a abundância de águas que banham o estado do Tocantins, Thales enumera as inúmeras praias, tanto do Rio Araguaia quanto do rio Tocantins, como fontes – inesgotáveis – de criatividade. O arquiteto ressalta ainda uma “profunda conexão com as memórias afetivas mais singulares da região”, ao descrever a proposta que é parte de projeto em formato inédito no Brasil, comandado pelas sócias Eliane Martins, Moema Leão e Sheila de Podestá, franqueadas da CASACOR Brasília e que também comandam juntas a instalação em Palmas.
Segundo Thales, a ideia é apresentar “um espaço acolhedor, funcional e absolutamente pensado em uma experiência sensorial única, mixando sabores e aromas de um gastrobar, com a visão esplêndida de um pôr do sol de tirar o fôlego de qualquer um”. O arquiteto destaca que pensando no espaço de frente para o lago e como o único ambiente de uso da mostra, “logo veio a ideia de um espaço com linguagem atemporal, com paredes revestidas com esteiras produzidas por uma artesã local do distrito de Taquaruçu, que domina uma técnica familiar utilizada há anos e que vem passando por diferentes gerações”. Mara Magalhães complementa que priorizou, através do paisagismo, “uma forma de ressaltar a conexão entre espaços, interno e externo, exaltando uma linguagem harmoniosa e repleta de originalidade e com a essência latente do Tocantins”.
A promessa da dupla, aliás, contempla o futuro. De acordo com Thales, o Mirante do Sol será um presente para a comunidade, que poderá usufruir do espaço mesmo após o encerramento da mostra. “Nós, em parceria com a CASACOR, a prefeitura e a construtora Urban, vamos deixar essa proposta como presente para a população, afinal, este é um divisor dessa primeira edição no Tocantins. Deixaremos como um espaço de contemplação, para registros, bem instagramável”, explica.
ESSÊNCIA
Em evidência no ambiente podemos conferir “a beleza da palha e sua versatilidade nas matas, praias e artesanato; além dos tons terrosos em síncrono com esse solo que tanto produz e é significativo para todo o povo, como uma releitura das típicas barracas de palha das praias de rio da região”, detalha Zago. Somam-se às escolhas o pendente Tulipa, por Cris Bertolucci; cadeira New, por Estúdio Nada Se Leva; Mesa Bistrô Cocar, por Plataforma 4; além da essência sustentável de escolhas como esteiras de palha de babaçu, uma palmeira típica do cerrado que reveste o forro e as paredes; e todo o mobiliário externo do mirante, que é de madeira certificada com garantia da origem e de manejo da floresta.
O cimento queimado, em composição com lâminas de madeira Freijó e a beleza natural da pedra Hitan, são a base do espaço de cores neutras e naturalidade latente. Com mobiliário Lider Interiore e Butzk, iluminação Lightdesign, Porcelanato Portinari, planejados da Dellano e objetos e adornos Empório Decor, Thales e Mara evidenciam o sucesso de uma parceria reconhecida em todo o mercado do segmento.
TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE
Thales e Mara participam da primeira edição no país a explorar formato phygital, projeto que marca a expansão da marca CASACOR no Brasil. Com 19 vitrines em formato modular, instaladas em módulos construtivos metálicos, a mostra pode ser apreciada pessoalmente, contemplando externamente os projetos e seguindo as regras de higienização, segurança e distanciamento social; ou em tours virtuais, opção disponível no site www.janelascasacor.com, que permitem explorar cada detalhe dos ambientes.