A decoração de interiores pode envolver bem mais que escolhas da moda, mas também contempla soluções inteligentes, que agreguem aos espaços beleza e funcionalidade, além de, claro, um futuro de boas perspectivas para toda a humanidade. Como? A empresária Ray Dantas, proprietária da loja Casa Decorações, tradicional empresa brasiliense, explica que o mercado está repleto de soluções ecologicamente corretas e produzidas de forma a se pensar além da estética.
Um bom exemplo são as cortinas Rolô, que oferecem muito mais do que uma possibilidade de controle de iluminação interna. Ray Dantas explica que as peças são responsáveis por grande economia de energia nos ambientes em que são empregadas e proporcionam significativa reflexão de calor. O que isso significa? Com os ambientes mais frescos, o uso de ar condicionado, por exemplo, torna-se menos necessário gerando uma grande economia de energia.
A incidência de raios UV é também um dos pontos de vantagem, uma vez que as cortinas Rolô permitem a redução eficiente desse impacto que pode causar danos à saúde e até mesmo à estrutura da casa ou edifício. Ray explica que o controle dos raios ultravioleta permite inclusive “melhor conservação do mobiliário, muitas vezes prejudicado com a entrada indiscriminada de sol pelas janelas e portas”. Para a saúde, é ideal para pessoas mais sensíveis à luz ou aquelas que podem ter a pele envelhecida pela incidência de raios solares, o que acontece comumente naquelas que trabalham por longas horas perto de janelas.
Outra vantagem é que a facilidade de manutenção e limpeza torna o produto ainda menos nocivo à saúde de quem tem o sistema respiratório mais sensível. “Os usos de esponja úmida ou de aspirador de pó são permitidos para que a peça esteja sempre nova e limpa”, ensina a empresária.