Um dos movimentos mais conhecidos da história brasileira, a Semana de Arte Moderna, recebe homenagem em Brasília por meio de uma vitrine temática. A loja de decoração Cerrado Chic, situada na Asa Sul, em parceria com o designer de interiores e professor de História Josemar Dorilêo, celebram o evento que revitalizou, inovou e foi vanguarda em 1922. Ao completar 100 anos, o encontro que reuniu renomados artistas e poetas, extrapolando o campo cultural, repercutiu até mesmo na área política. Sua realização consolidou uma revolução artística e literária, que tomou forma na década de 20. A vitrine foi inaugurada nesta sexta-feira (14).
Dorilêo batizou sua criação de “Espaço 100 Anos da Semana de Arte Moderna”, um ambiente que reúne curiosidades com temáticas nacionalistas e cotidianas, fotos de São Paulo no início do século XX, dos participantes da ‘Semana’, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade, Heitor Villa-Lobos, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, entre outros. Segundo o profissional, “a homenagem também contempla as principais esculturas e pinturas apresentadas no ‘Theatro de São Paulo’, em fevereiro de 1922, além de uma releitura de algumas obras que conversam harmoniosamente com elementos décor da própria loja”, explica.
A proprietária da Cerrado Chic, a jornalista Cláudia Mohn, comemora a iniciativa da criação da vitrine pela importância do movimento. “Ao sermos convidadas para realizar este projeto em nossa loja, em parceria com o Dorilêo, ficamos muito felizes e honradas, pois um evento dessa relevância precisa ser homenageado e jamais esquecido”, explica a empresária.
A vitrine poderá ser visitada de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados das 10h às 16h. A loja fica situada no bloco A da CLS 308.
Sobre Josemar Dorilêo
Designer de interiores e professor de Humanas (Atualidades e História, com ênfase em História das Artes), Dorilêo é palestrante, projetista e consultor na área de Design de Interiores. Entre sua experiência profissional, esteve à frente de exposições voltadas para o nicho de Design de Produto, Biofilia e Sustentabilidade. Foi também articulista de renomados jornais no Mato Grosso, Ceará e Bahia e apresentador do programa Quer Saber? em rádios aqui de Brasília.