Foto: Edgard Cesar

Uma visita à pedreira de mármore, em Espírito Santo, foi a primeira fonte de inspiração para o ambiente. Encantada com a beleza natural das partes externas das pedras, chamadas de ‘casqueiros’, a arquiteta Larissa Dias resolveu aproveitar esse material singular com seu aspecto natural e bruto, revestindo as paredes do espaço e utilizando-os nas bancadas. Seguindo a linguagem de elementos naturais e transformando o espaço em lar, Larissa Dias concebe a sua 14ª participação na mostra CASACOR Brasília, que acontece novamente no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Reconhecida por sua assinatura atemporal e elegante, Larissa aposta na tendência da linguagem inteligente e sofisticada, onde elementos arquitetônicos se unem ao projeto de interiores, alcançando um refinamento estético único. Com 152 m² e batizado de “Casa Casqueiro”, o espaço destaca as linhas retas em contraste com as formas orgânicas tanto dos elementos de marcenaria quanto na seleção dos mobiliários, criando um ambiente que combina elegância com o aconchego.

Foto: Edgard Cesar

O ambiente foi concebido para ser desfrutado, para abraçar seus ocupantes e servir de santuário para o corpo e alma, como pontua a profissional. O destaque está na utilização de materiais leves, a conexão com os elementos naturais e o aconchego da madeira, que evocam a ideia de um refúgio urbano. A beleza intrínseca encanta e transforma uma simples residência em lar, proporciona abrigo físico, revigora as energias e traz tranquilidade à mente, sendo cenário para momentos preciosos da vida cotidiana.

Com paredes revestidas por casqueiros de mármore branco bruto, fornecidas pela marmoraria Alvorada, painel curvo em madeira maciça composto por peças horizontais e verticais, dando uma linguagem orgânica ao ambiente, o espaço conta ainda com um teto vinílico amadeirado da Araforros, que traz conforto. Para compor em harmoniaforam usadas esquadrias de madeira maciça cumaru e vidros com bordas arredondadas, desenhadas pelo escritório e executadas pela Talentus Esquadrias. Para complementar, temos o piso que se assemelha a pedra natural, o porcelanato Folk Desert, da Portobello.

Foto: Edgard Cesar

Larissa não deixa de fora a beleza do mobiliário brasileiro assinado por Arthur Casas, como a mesa de jantar ‘Amorfa’, o aparador ‘Coutelaria’ e as cadeiras ‘Quem será’. Sempre valorizando o design e as formas, a arquiteta também dá destaque ao espelho orgânico do Tomas Graeff e à cabeceira curva com linhão plissado, projetada pelo escritório e executada pela Artline.

Foto: Edgard Cesar

Entre cores e escolhas, o espaço é um convite à contemplação dos detalhes, como as peças decorativas em mármore, desenhadas pela Larissa e executadas pela Belemôr. Além de peças vintage, garimpadas pela própria arquiteta, que oferecem um estilo único e surpreendente. Sem abrir mão do conforto, o sofá orgânico ‘Opus’, da loja Artefacto, recebe um realce especial. Entre as escolhas, neste ano temos ainda um quadro pintado pelo artista Moacyr Travaglia e vasos rústicos da Organne. Para exibir a beleza da natureza que invade o espaço através das janelas, um jardim orgânico externo complementa a linguagem natural e aconchegante do ambiente.

Foto: Edgard Cesar

Sobre a profissional

Formada pela Universidade de Brasília, em 2003, a Arquiteta e urbanista Larissa Dias nasceu e construiu a sua carreira na sua cidade natal, Brasília. Abriu o escritório em 2004 e desde então consolidou uma equipe de arquitetos atuando no mercado de Brasília e de outras cidades, na área de arquitetura e decoração residencial, corporativa e comercial. Seus projetos aliam beleza e funcionalidade destacando-se na vanguarda no uso de novos materiais e tecnologias. Por trás de cada projeto está o foco na qualidade de vida, resultando em espaços elegantes e funcionais sem perder de vista a praticidade e a adequação ao estilo do cliente. Antenada e de olho nas tendências, a arquiteta apresenta um estilo contemporâneo que pode ser visto em seu vasto portfólio de projetos em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas e Goiás, além de participações em grandes mostras como CASACOR, Mainline e Artefacto.

Serviço
31ª CASACOR Brasília
Quando: até o dia 05 de novembro de 2023
Visitação: de terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábados, feriados, das 12h às 22h. Domingo das 12h às 21h.
Onde: Arena BRB Mané Garrincha
Organização: A mostra é organizada pelas arquitetas Eliane Martins e Sheila Podestá e pela empresária Moema Leão.

Deixe um comentário