A convite da Embaixada de Camarões e da Embaixada do Brasil, o artista plástico e designer Victor Hugo Soulivier embarca no dia 1º de junho, dia de seu seu aniversário, em uma missão diplomática para participar de seu primeiro desfile internacional na Semana de Moda de Camarões, a “4ª Cameroun Fashion Design”, que apresenta nesta edição tem o tema: “Mistura Cultural – A união perfeita entre Brasil e Camarões”, com diversas facetas da arte, como visuais, audiovisual, moda e música.
Por meio do projeto “Olhares”, um intercâmbio cultural sob curadoria da artista visual e produtora cultural Cida Carvalho, que leva uma delegação de 34 profissionais brasileiros, Soulivier foi um dos selecionados e irá representar o nas passarelas o Brasil.
O evento marca um momento significativo na carreira de Soulivier, que levará sua visão artística inovadora para o cenário internacional, destacando seu talento brasiliense em um dos mais prestigiados eventos de moda da África.
Sua participação não só celebra a criatividade e a diversidade do design brasileiro, mas também fortalece os laços culturais entre Brasil e Camarões.
“Cartas Para Você – Um Olhar de Retorno ao Passado”
Conhecido por suas criações ousadas e expressivas, Soulivier apresentará na passarela do “4ª Cameroun Fashion Design” toda sua mistura artística, com grandes toques de brasilidade, refletindo a riqueza e a vibe da nossa cultura.
“Quebrando fronteiras, é assim que sempre enxerguei meu trabalho. É um momento único, em que realizo um sonho ancestral, ter esse retorno às raízes e a entrega de novas culturas, ainda mais sendo um dos representantes brasileiro dessa delegação faz eu acreditar que estou no caminho certo. Rumo ao meu primeiro desfile internacional me sinto desafiado a trazer algo totalmente novo para a passarela. Tem sido um grande ritual de entrega“, divide Soulivier.
O desfile de Victor Hugo Soulivier está programado na “4ª Cameroun Fashion Design”,para o dia 3 de junho, na capital de Camarões, Yaoundé, e promete surpreender o público com a coleção “Cartas Para Você – Um olhar de Retorno ao Passado”, com foco em Adinkra (Tecnologia Ancestral Africana) e Sankofa — ideograma adinkra, que significa: “Nunca é tarde para voltar atrás e lembrar do que foi esquecido” .
As peças desenvolvidas por Soulivier, em parceria com a artista indígena Yessica Andrés, a marca brasiliense Folha Sustentável o Projeto Folhas, desenvolvido por Tania Lima, a Imperial Lion, por Ludmila Leão e a artista Negramê, trazem suas técnicas implementadas com as de Victor Hugo Soulivier na transmutação têxtil, que consiste em renovar peças de brechó e lixo e transformá- las em obras de artes com suas próprias narrativas.
A participação de Soulivier na Semana de Moda de Camarões é um testemunho do reconhecimento internacional de seu trabalho e do apoio das embaixadas envolvidas em promover o intercâmbio cultural e artístico entre os dois países.
Sobre Victor Hugo Soulivier & Exposições
Victor Hugo Soulivier, artista visual, graduando em Artes Visuais e Teoria crítica e história da Arte pela Universidade Federal de Brasília, nascido em Taguatinga, no Distrito Federal, universalista, filho de mãe paraense e pai mineiro, há mais de 10 anos atua na cena cultural de Brasília onde desenvolve suas técnicas como fotografia, pintura, intervenção/performance, desenho, design de moda e arte têxtil.
Trabalhou na Galeria Karla Osorio e é proprietário do coletivo de moda e arte independente Tela Ambulante. Artista responsável por desenvolver a obra de arte na roupa do influencer Ivan Baron, na posse do presidente Lula, em 2023, e diretor do Espaço Cultural Venâncio Shopping.
Principais exposições “Desvaneios – Individual na Câmara dos deputados, anexo IV, 2023” , “Atentxs e Fortes”, na Casa da Cultura da América latina, em Brasília (2019), com curadoria Clauder Rocha, exposição solo “O muro”, na Galeria Karla Osorio, em Brasília (2020) e “Favela Emancipada”, na Casa do cantador em Ceilândia (2018), além da exposição coletiva “Afro urbano”, em comemoração ao mês da consciência Negra no Museu de Arte de Brasília, “Instalação Transmutação Ambulante – DW design”, em São Paulo (2023).
Suas obras se encontram em acervos de grandes colecionadores de Brasília e do Brasil, como o Instituto Marielle Franco e na Câmara dos Deputados, quando foi um dos 50 ganhadores do prêmio “LGBTQIA+ de Brasília” (2021).
Sua pesquisa dialoga com o cotidiano, onde linhas e formas se concentram em uma cartografia afetiva na busca do entendimento sobre espaço e tempo. A poética é gerada
a partir de um debate que decorre da pertinência das máscaras sociais, englobando performance de gênero, cultura negra, cultura LGBTQIA+, Street Art e a Psique Figurativa das palavras que deságua em uma nova cosmologia da decolonialidade.
Serviço:
Victor Hugo Soulivier | Semana de Moda de Camarões
Dias: 1 a 10 de Junho | Camarões (África)
Victor Hugo Soulivier | @soulivieroficial
Tela Ambulante | @telambulante