Ser nos convoca à contemplação. De nós, do outro, do mundo. Os mais atentos percebem a natureza como parte vital do existir. Ela nos leva de fora para dentro. Um refúgio em meio ao concreto, a Praça SER, projetada pela arquiteta Julyanne Alves, é um respiro aos visitantes da CASACOR Brasília deste ano. O ambiente de 300 m² celebra a brasilidade com uma rica diversidade de plantas e peças autorais de artistas brasileiros.
A praça chama atenção, principalmente, pela exuberância de seu jardim com uma variedade de texturas e espécies botânicas densas e cheias de movimento. O ambiente traz outros elementos de grande apelo estético e que reverenciam o design brasileiro: mobiliário de Tunico Lages, a escultura Neoclipes do artista Sanagê e uma série de vasos de barro feitos à mão.
“O projeto busca proporcionar ao visitante o contato com uma arquitetura paisagística criativa que permite a contemplação de diversas formas. As texturas, as plantas, as formas fluidas e soltas e a autenticidade do espaço carregam algumas das minhas memórias afetivas. O resultado é o retrato da minha paixão por paisagismo”, explica a arquiteta. Além de experiências pessoais, Julyanne trouxe referências de estudos sobre jardins brasileiros, inspirando-se, principalmente, no arquiteto paisagista Alex Hanazaki.
Além da vegetação e do barro dos vasos, drywall e madeira também foram utilizados. O cuidado não foi só estético. O ambiente foi desenvolvido a partir de materiais sustentáveis e obra limpa. Dessa forma, a Praça SER marca a volta da arquiteta à CasaCor, após um hiato de quatro anos. Esta é a sua terceira participação na mostra, que tem como tema Corpo & Morada.
“Existir transcende o corpo físico. Manifesta-se também na forma como habitamos o espaço, sendo ele nossa extensão. Nesse contexto, a natureza é o ponto de contato entre nós e o mundo que nos cerca. Ela nos faz sentir acolhidos e integrados ao exterior”, explica Julyanne.
Conheça Julyanne Alves
A arquitera de 32 anos, é Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Brasília (UCB),desde 2016. Trabalhou como projetista no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e na empresa TECNISA, emconstrução civil. Possui experiência em Design Gráfico e certificação em Criatividade & Inovação pela Belas Artes de São Paulo – SP.
Julyanne é fundadora e CEO do Escritório AlvesDesign,onde atua como profissional autônoma no mercado do Distrito Federal e regiões, desde 2017. Em 2019, expandiu suas atividades ao ingressar no GDF – Governo do Distrito Federal como instrutora técnica em urbanismo e construção civil, onde atua até hoje. Também exerce colaboração técnica e voluntária na Defensoria Pública de Iniciais, na área de Acessibilidade e Mobilidade Urbana do Distrito Federal. Julyanne é certificada também em Paisagis