O último final de semana de setembro ganha tons floridos com o evento Primavera no MAB: Memórias, democracia e diversidade. Neste sábado (30) e domingo (1º de outubro), o Museu de Arte de Brasília (MAB) tem oficinas especiais para todas as idades além de visita mediada gratuita temática ao acervo com um recorte dos artistas indígenas, afrodescendentes e LGBT.
Oficina Pintando com as Cores dos Alimentos (18 meses a 3 anos)
A aula possibilita experimentar a pintura a partir de tintas naturais feitas de pigmentos extraídos de verduras e frutas. Os bebês podem utilizar várias partes do corpo para criar sua composição, interagindo livremente com a tinta não tóxica e com o auxílio dos responsáveis. Venha se divertir com sua família e estimular a criatividade e sensibilidade das crianças. Recomendamos que as famílias tragam uma roupa extra e uma toalha para uso da criança, pois a proposta da oficina é experimentar as cores com o corpo inteiro. A atividade acontece no sábado, às 10h30 e possui 10 vagas.
Oficina de Frotagem de Espécimes do Cerrado (a partir de 4 anos)
Oficina para curtir em família. A frotagem é uma técnica na qual são extraídas as texturas das folhas e flores, utilizando giz de cera ou mesmo tinta para imprimir a silhueta de materiais. Em homenagem à Primavera dos Museus, será possível conhecer melhor alguns espécimes do cerrado e também essa bela técnica de criação artística. A atividade acontece no sábado, às 11h15 e possui 15 vagas.
Oficina Palatnik (a partir de 8 anos)
A aula apresenta aos participantes o artista Abraham Palatnik. Sua obra provoca diversas sensações visuais, ilusões de ótica e parece se mover na frente dos olhos. Aprenda a fazer obras de arte cinética nessa oficina que revela os segredos da criação artística de Palatnik. A atividade acontece no sábado, às 15h e possui 10 vagas.
Oficina de Pintura Floral em Tecido (para maiores de 60 anos)
Aprenda a reproduzir vários espécimes de flores e plantas em tecido. Nessa oficina, serão ministradas algumas técnicas para combinar cores e criar efeitos de sombreamento enriquecendo sua prática de pintura em tecido. Pintar é uma atividade que pode ser muito relaxante, além de estimular a criatividade e a sensibilidade. A aula é dedicada ao público 60+. A atividade acontece no sábado, às 16h30 e possui 15 vagas.
Oficina de Bonecas Abayomi (a partir de 8 anos)
As bonecas Abayomi são bonecas artesanais sem costura, tradicionalmente feitas à mão a partir de nós em pedaços de tecido. Elas têm origem na cultura afro-brasileira e têm um significado cultural e histórico importante. crie sua própria boneca Abayomi e conheça mais sobre a cultura afrodescendente, uma das raízes culturais do Brasil. A atividade acontece no domingo, às 10h30 e possui 10 vagas.
Oficina Rubem Valentim (a partir de 8 anos)
Na Oficina Rubem Valentim,os participantes irão criar releituras da obra desse grande mestre da arte abstrata a partir da colagem. Rubem Valentim é um artista baiano que trabalhou com símbolos inspirados na cultura afrodescendente e nas religiões de matriz africana. Conheça um pouco sobre a história do artista e se aproxime de sua técnica e de seu processo de criação artística. A atividade acontece no domingo, às 16h e possui 15 vagas.
Sobre o MAB
O Museu de Arte de Brasília é um espaço destinado a exposições, atividades culturais e programas educativos, e tem como objetivo promover a valorização e difusão da arte brasileira. O museu conta com um acervo composto por obras de artistas nacionais e internacionais e tem como principal objetivo valorizar e difundir a arte brasileira.
Sobre a Mediato
Mediato é uma iniciativa que atua na área de mediação artística e cultural, colaborando para a formação de novos públicos para a arte, para a difusão da produção artística e valorização dos bens culturais. Atua no mercado cultural desde 2010 desenvolvendo programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, somando o alcance de mais de 50 mil estudantes do Distrito Federal. Além disso, desde 2014 desenvolve um trabalho inovador de mediação para o teatro, intitulado “Diálogo com Espectadores”.
Ficha Técnica
Realização: Mediato
Coordenação Geral: Arlene von Sohsten
Coordenação Pedagógica: Luênia Guedes
Supervisão Pedagógica: Isabela Formiga
Mediadoras: Beatriz Nascimento, Canela Batista e Luana Lebazi
Produção: Paula Jacobson
Gestão: Pedro Caroca
Atendimento: Ju Araujo
Designer: Nara Oliveira
Gestão de Mídias: Julia Bertoli e Carolina Lobo
Audiovisual: Isis Aísha e Guy D’Amato
Apoio: Museu de Arte de Brasília
Financiamento: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal
PROGRAMAÇÃO
Sábado (30)
10h30 – Oficina Pintando com as Cores dos Alimentos (18 meses a 3 anos)
11h15 – Oficina de Frotagem de Espécimes do Cerrado (a partir de 4 anos)
14h – Visita mediada ao Acervo
15h – Oficina Palatnik (a partir de 8 anos)
16h30 – Pintura Floral em Tecido (maiores de 60 anos)
Domingo (1º)
10h30 – Oficina de Bonecas Abayomi (a partir de 8 anos)
15h – Visita Temática: Primavera no MAB – Memórias, democracia e diversidade(mediação com recorte dos artistas indígenas, afrodescendentes e LGBT)
16h – Oficina Rubem Valentim (a partir de 8 anos)
SERVIÇO
Primavera no MAB: Memórias, democracia e diversidade
Data: 30 de setembro e 1º de outubro de 2023
Programação: Oficinas interativas para diferentes faixas etárias e visitas mediadas à exposição
Entrada: gratuita
Informações: @mediato.art
Não é necessária inscrição prévia para participar das atividades, basta chegar
Programa Educativo do Museu de Arte de Brasília (MAB)
(Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 1, Projeto Orla)
Agendamento: https://conecta.
Funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, de 10h às 19h
Informações: @mediato.art
Acesso: gratuito