Esta 28ª edição conta com 45 ambientes distribuídos em 8 mil metros quadrados de área construída inspirados no tema da CASACOR deste ano: Planeta Casa. Espaços inovadores que aliam afetividade, sustentabilidade e tecnologia, e apresentam novidades em mobiliário, objetos, revestimentos, cores e texturas. Tendências do segmento de arquitetura, decoração, design e paisagismo apresentadas por 69 profissionais.
O tema Planeta Casa, que rege as edições realizadas em 18 cidades brasileiras, quatro países da América do Sul e um da América do Norte, foi baseado na tendência de cada casa se tornar o universo particular do indivíduo. É na nossa casa que podemos expressar, de forma natural e genuína, nossa afetividade e nossa conexão com o outro. E, a partir dela, demonstrar atitudes afetivas para com a comunidade que nos rodeia. “É pensar de dentro para fora, começando pela nossa individualidade e pelo nosso propósito como ser humano. Somente assim será possível enxergar o outro como um elo no cuidado com o mundo”, explica Lívia Pedreira, superintendente da CASACOR.
VEJA OS ESPAÇOS:
Para as franqueadas da CASACOR Brasília, Eliane Martins, Moema Leão e Sheila de Podestá, também começa pela nossa casa o movimento por mudanças para a busca de um mundo mais sustentável. Segundo as empresárias, as transformações devem ter início por onde vivemos e o tema Planeta Casa compartilha a ideia de usar a tecnologia de maneira sustentável.
E foi essa preocupação em olhar, com empatia e responsabilidade, como grandes eventos afetam o meio ambiente, que levou a criação este ano de um selo de sustentabilidade pela CASACOR Brasília, oferecido aos ambientes que se adequarem às práticas sustentáveis ditadas pela mostra. E como mais do que nunca a sustentabilidade precisa ganhar o espaço que merece, um programa de destinação de resíduos sob a administração da empresa Novo Rio Ambiental é outra novidade nessa 28ª edição. Rumo a jornada lixo zero, o objetivo da organização da CASACOR Brasília é promover mudanças comportamentais e culturais, segregação e destinação dos resíduos, economia circular e coleta e destinação ambientalmente adequada.
Em meio as inspiradoras curvas de Niemeyer à Casa da Manchete, criadas na década de 1970, ambientes com inovações em materiais, soluções em iluminação, automação, cores e tecnologia. “E quando se fala de tecnologia, não estamos nos referindo apenas ao high-tech propriamente dito, mas sim encontrar em elementos simples e até primitivos as ferramentas tecnológicas. Temos visto diversos designers e profissionais do segmento trabalhando com materiais inusitados para alcançar efeitos tecnológicos”, observa Cristina Bava, redatora-chefe da CASACOR.
São 45 espaços. Living, estúdio, varanda, banhos, jardins, lavabo, garagem, lounge, cozinha, quarto, loft, além de espaços corporativos e comerciais (banheiros públicos, loja, restaurante, lounge bar, chocolateria, café e brinquedoteca). Ambientes que fizeram uso de elementos e materiais sustentáveis e naturais (madeira, palha e bambu), mobiliário autoral ou de grandes nomes do design nacional. E também de conceitos atuais como Wabi Sabi, que propaga a beleza do imperfeito.
Jardins internos (o verde para dentro de casa), o uso da fotografia na decoração, ambientes integrados, a mescla do vintage com o contemporâneo e o dourado são algumas das tendências materializadas pelos profissionais, assim como o forte uso do concreto, elemento tão característico do trabalho de Oscar Niemeyer. O paisagismo ganhou ainda mais espaço este ano. Os jardins têm ainda mais protagonismo na CASACOR Brasília 2019, que promete ser um grande ponto de encontro do brasiliense.
Gastronomia
Além das tendências em arquitetura, decoração, design e paisagismo, os visitantes terão opções gastronômicas para um almoço, jantar, lanche ou até uma deliciosa degustação de chocolate que já viraram tradição e fazem da mostra um ponto de encontro.
O renomado chef Ian Baiocchi (Íz, Grá Bistrô, 1929 Trattoria Moderna e Chez Monino) comandará o restaurante oficial da mostra 2019. Sucesso em Goiânia, ele estará à frente do Íz Brasília, que funcionará durante todo o período da 28ª edição. O menu traz uma seleção de clássicos da premiada casa. O projeto arquitetônico é assinado pelo Studio Pippa e tem inspiração nos anos 1970.
Mosaico, por Paulo Tarso, retorna à mostra deste ano (esteve à frente do restaurante oficial da CASACOR 2017), desta vez no Lounge Bar. O espaço leva assinatura dos arquitetos Angela Castilho e Alex Rodrigues. Clássicos de outras edições da casa estão de volta, como o Brie com mel trufado, Croquete de Ossobuco e as famosas Les Frites. Entre as novidades, especialmente para a mostra, Aspargos envoltos com presunto de Parma servidos com fondutta de Brie e o Spinach dip (espinafre salteado com creme de queijos). O chef também assina a carta de drinques. Destaque para as Gim tônicas e suas variações. Música ao vivo também fará parte da programação.
Destaque no mercado nacional e no Salon du Chocolat (em Paris) e premiada com Certificate of Recognition pelo Cocoa Awards, a Mendoá Chocolates estará presente em ambiente assinado pelo escritório Brasil Trajano Arquitetura, pensado para destacar os produtos da marca fundada em 2013. Além dos produtos, contará ainda com cardápio exclusivo de tortas e doces desenvolvidos pelo chef Daniel Briand e pela cozinheira Luiza Meireles do MaxFood Market, parceiros da marca. Dois novos sabores serão lançados em seu portfólio. O primeiro é a reformulação do 60% cacau com coco da Linha Clássica e o 60% cacau com canela da linha Orgânica.
Sucesso em 2018, a Bäckerei, com seus pães e doces artesanais, retorna à esta edição como café oficial. O escritório Projeto VI+LA assina o espaço. De inspiração alemã, a padaria Bäckerei, comandada por Ana Victoria Neddermeyer e Mac Marques é famosa pelos seus pães de fermentação natural. Também estão lá as pizzas, a confeitaria francesa, saladas orgânicas, e mais cafés, chocolates, chás, sucos e rótulos variados de vinhos.
O Yard é outra atração do ‘Ponto de Encontro’ CASACOR Brasília. Segundo Mariana Braga, idealizadora do projeto gastronômico, a proposta do espaço é ser uma loja de vinhos na qual é possível levar para casa ou degustar no local no sistema sirva-se. Para acompanhar, charcutaria espanhola e frios. O Yard ficará em um anexo do Salão de Festas da mostra 2019, ambiente assinado pelo jovem escritório Entrequadra Arquitetos.
O local
Erguida em 1978 para abrigar a sede em Brasília da extinta revista e TV Manchete, a edificação permaneceu abandonada após o fim do grupo de comunicação até ser adquirida pelo Grupo Paulo Octavio. A construção é organizada em três alas em torno de um pátio central, formando uma planta em “U”. “Dá para ver toda a genialidade deste mestre, que tanto significa para a capital federal, hoje virando abrigo para o que há de mais novo em arquitetura e design no Brasil”, explica Eliane Martins, franqueada da CASACOR na cidade.
Special Sale
Os dois últimos dias da mostra, 21 e 22 de outubro, são dedicados ao Special Sale da CASACOR, com descontos de até 50%. Uma das grandes expectativas do público visitante é a de poder levar para casa os objetos e acessórios dos ambientes de “seus sonhos” com preços especiais em mobiliário, adornos, obras de arte, tapetes, equipamentos eletroeletrônicos, eletrodomésticos e produtos diversos (exceto automóveis, alimentação em restaurantes/ bares/cafés).
Sobre a CASACOR Brasília
Em 2019, a CASACOR Brasília completa 28 anos. As arquitetas Eliane Martins e Sheila Podestá têm uma longa história com a mostra na cidade ao participarem como profissionais convidadas em 1994 com o Quarto de Casal. Posteriormente, no ano 2000, uniram-se à Abadia Teixeira e Catarina Bastos, dupla que inaugurou a mostra tanto em Brasília quanto em Goiás, na administração da CASACOR nas duas cidades. Dois anos depois, assumiram totalmente as duas franquias da região Centro-Oeste. A empresária Moema Leão se juntou a Martins e Podestá em 2001 para fazer da mostra sucesso de público.
Sobre a CASA COR
Uma das empresas do Grupo Abril, a CASA COR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Anualmente o evento reúne renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas em 18 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Ribeirão Preto, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina e São Paulo), e mais cinco internacionais (Bolívia, Equador, Miami, Paraguai e Peru).