Excepcionalmente, a programação da semana no Cine Brasília começa nesta quarta-feira, dia 21/11, às 19 horas, com uma atração muito especial: a exibição do grande clássico Gilda (1946), de Charles Vidor, com Glenn Ford e Rita Hayworth, obra emblemática do cinema noir por sua inusual tensão sexual latente para a época. O filme acompanha o lançamento de Rita Hayworth – Cinema, Dança, Paixão, de Claudio Valentinetti. É primeiro título em português das edições Artdigiland. O evento celebra o centenário da atriz ocorrido em 17 de outubro deste ano. Valentinetti é autor de obras sobre Glauber Rocha, Ítala Nandi, Othon Bastos, entre outras.

Atração exclusiva do Cine Brasília, a exibição do filme cubano Por que minhas amigas estão chorando? contará com a presença da diretora Magda González Grau. Baseado em fatos reais, este primeiro longa-metragem da realizadora discute como se dão as relações familiares na Cuba contemporânea.

Mas a primeira das grandes estréias da semana é sem dúvida O documentário Filme paisagem – um olhar sobre Roberto Burle Marx. Este longa-metragem apresenta as mais variadas facetas do homem e do artista. É um filme que está longe de ser uma biografia linear, mesmo quando apresenta as suas idéias através de uma narrativa baseada em falas e textos do paisagista. Elas vêm sempre acompanhadas por imagens de suas obras, mas evitam a ilustração pura e simples. As imagens colhidas pelo diretor João Vargas Penna parecem o tempo todo procurar analogia com as críticas que afirmam ser a obra de Burle Marx uma constante busca de equilíbrio entre os jardins e as pinturas. Um colorismo paisagístico, chegou-se a dizer. O pensamento de Roberto Burle Marx está todo em Filme Paisagem, impresso na tela, ilustrado pelos mais diversos depoimentos, mas João Vargas Penna evitou uma narrativa meramente biográfica. Para Brasília, este é um filme fundamental e que vem em boa hora. A verdade é que sabemos muito pouco sobre este personagem fundamental para Brasília e para o país. Filme paisagem – um olhar sobre Roberto Burle Marx ajuda a nos fazer ver de que maneira esse artista único compreendia o mundo a partir dos sentidos que o espaço e a geografia dos lugares sugeriam.

A segunda de nossas estréias é Em Chamas, surpreendente filme sul-coreano consgrado em vários festivais internacionais. Esta obra nos faz compreender com enorme clareza o drama desta nação dividida em dois. Observamos de perto a proximidade dos moradores dos dois países, a crise econômica na Coréia do Sul, as decisões ameaçadoras de Donald Trump transmitidas na televisão. Entendemos a dificuldade financeira dos personagens, dois deles pobres e um outro riquíssimo, o que leva a uma tensão imediata dentro do trio protagonista. O distanciamento dos pais, a sensação de abandono são outras questões relevantes. A amizade neste filme se constrói numa mistura de ciúme, inveja e carinho verdadeiro um pelo outro. Em Chamas consegue uma construção emocional riquíssima e rara das personagens. Por isso, quando a paranóia se instaura entre eles, não temos a sensação de uma obra maniqueísta: o criminoso não é um monstro, ele não foge, e sempre acolhe os amigos com um sorriso no rosto.

O fator mais excepcional de Em Chamas se encontra na capacidade de sugerir, cena após cena, que algo gravíssimo aconteceu no passado, ou está prestes a acontecer a qualquer momento.

 

ESTREIA

Filme Paisagem – um Olhar Sobre Roberto Burle Marx

(Documentário/Brasil/72min/2018)

De João Vargas Penna

Sinopse: Passeando pela arte e personalidade do paisagista, pintor e escultor brasileiro Roberto Burle Marx, o documentário apresenta suas ideias em forma de homenagem, com uma sucessão de paisagens sensoriais.

Classificação indicativa: Livre

Em Chamas

(Drama/Suspense/Coréia do Sul/148min/2018)

De Lee Chang-Dong

Sinopse: Durante um dia normal de trabalho como entregador, Jong-soo (Yoo Ah-In) reencontra Hae-mi (Jeon Jong-seo), uma antiga amiga que vivia no mesmo bairro que ele. A jovem está com uma viagem marcada para o exterior e pede para Jong-soo cuidar de seu gato de estimação enquanto está longe. Hae-mi volta para casa na companhia de Ben (Steven Yeun), um jovem misterioso que conheceu na África. No entanto, o forasteiro tem um hobby peculiar, que está prestes a ser revelado aos amigos.

Classificação indicativa: 14 anos

Programação:

Quarta-Feira (21/11)

19h00 – Gilda

Quinta-Feira (22/11)

14h00 – Em Chamas

16h40 – Filme Paisagem

18h00 – Em Chamas

20h30 – Por que choram minhas amigas? (Cuba)

Sexta-Feira (23/11)

14h30 – Em Chamas

17h10 – Filme Paisagem

18h30 – Filme Paisagem

20h00 – Em Chamas

Sábado (24/11)

14h30 – Em Chamas

17h10 – Filme Paisagem

18h30 – Filme Paisagem

20h00 – Em Chamas

Domingo (25/11)

14h30 – Em Chamas

17h10 – Filme Paisagem

18h30 – Filme Paisagem

20h00 – Em Chamas

S E R V I Ç O:

Ingressos: R$ 12,00 (inteira) R$ 6,00 (meia entrada)

Programador responsável: Sergio Moriconi;smoriconi@terra.com.br

Programação Completa www.cultura.df.gov.br e facebook.com/cinebrasilia1960

Deixe um comentário