CCBB traz a literatura underground como tema de sarau

Guilherme Cobelo / Divulgação

O Programa Educativo do CCBB Brasília realiza o Sarau Literatura Independente com o escritor Guilherme Cobelo e a poetisa Sarah de Souza. O evento é livre, gratuito e ocorre no dia 14 de setembro, às 17h. O ingresso pode ser retirado no site ou na bilheteria física do CCBB Brasília.

À margem dos eixos editoriais e das livrarias conhecidas, nos corredores universitários e esquinas invisíveis é onde nascem contos e poemas que fazem parte da literatura brasiliense underground. “Dar espaço para autores independentes é dar oportunidade para que narrativas alternativas sejam ouvidas. Além de contribuir para a pluralidade cultural e a renovação estética literária”, comenta a Coordenadora Geral do Programa Educativo, Adriana Bertolucci.

Guilherme Cobelo possui uma produção literária voltada para a exploração dos sonhos e de processos de “escrita automática”, uma técnica literária que busca expressar o pensamento inconsciente do autor sem a interferência da mente consciente cujo método permite que as palavras fluam livremente, capturando a essência do inconsciente criativo. No Brasil, a escrita automática influenciou escritores como Prudente de Morais Neto e Sérgio Buarque de Holanda, enriquecendo a literatura nacional com uma nova dimensão de expressão poética.

Já os poemas de Sarah de Souza são inspirados pelo misticismo, a ancestralidade e a espiritualidade.

Sobre os Artistas

Guilherme Cobelo publicou de maneira independente e em pequena tiragem a plaquete “Ela me entregou o cavalo naquele ermo & desapareceu” em 2015, e os primeiros capítulos da “Mitologia Grogue” em 2021. Com o conto “Os dilúvios imaginários”, foi selecionado no 2° Concurso de Contos Ler&Cia, do grupo Livrarias Curitiba em 2010.

Sarah de Souza atua na área de Letras e Comunicação Social, com repertório em produção cultural e arte-educação. Sua obra não publicada “Maresias”, traz poemas permeados pelo mar.

Serviço
Sarau Literatura Independente
Faixa etária: Livre
Horário: 14 de setembro, sábado, às 17h
Duração: 60 minutos
Local: Área Externa
Atividade gratuita, com retirada de ingressos.

Deixe um comentário