Divulgação

No Dia Mundial Sem Tabaco (31), é importante alertar sobre as doenças orais causadas pelo tabagismo. Em apenas um cigarro existem cerca de 5  mil substâncias químicas tóxicas, sendo que 60 delas apresentam atividades cancerígenas, as quais ficam em contato diretamente com a mucosa oral. Segundo o último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), sete milhões de pessoas morrem por ano por causa das doenças causadas pelo fumo.

Ainda, de acordo com a OMS,  90% dos pacientes com câncer de boca são fumantes. Segundo Ianara Pinho, cuidados podem detectar as doenças na bucais, mas não descartam os riscos. A dentista aponta que a nicotina possui um alto grau de dependência, o que dificulta no processo de largar o hábito. Sendo assim, em maioria dos casos, o paciente precisa de apoio. Ao deixar o cigarro, o indivíduo melhora sua saúde em geral.

“As precauções, como boa higiene, podem amenizar as doenças, mas não as eliminam. É importante consultar um dentista periodicamente e ficar atento às alterações na boca, a exemplo das cicatrizações. Elas não podem demorar mais do que 15 dias”, alerta.

Doenças causadas pelo fumo:

Comprometimento dos tecidos gengivais – Em apenas um cigarro existem 5 mil substâncias químicas, os quais afetam diretamente à gengiva. Entre os problemas causados pelo tabagismo, estão  a redução da vascularização, o aprofundamento das bolsas periodontais, a alteração da resposta inflamatória e imunológica e as interferências em cicatrizações pós- terapias.

Guna (Gengivite Ulcerativa Necrosante Aguda) – Trata-se de uma doença periodontal, que afeta geralmente jovens, podendo causar úlcera, necrose, dor e sangramento da gengiva.

Candidíase (sapinho) – São pequenas lesões brancas na língua ou na bochecha. O tratamento é feito com medicamento antifúngico.

Xerostomia-  Também conhecida como “boca seca”, é ocasionado pela diminuição da quantidade de saliva, pode ser resolvido com uma boa higiene bucal. Porém, em casos mais graves, é preciso reativar a secreção das glândulas salivares.

Halitose ( mau hálito) –  mau cheiro causado pelo cigarro.

Câncer bucal-  É uma das doenças mais comuns causadas pelo tabagismo. Os sintomas clínicos desta doença são: a úlcera,  surgimento de bordas nítidas elevadas e endurecidas e o sangramento fácil. Além da cicatrização tardia de feridas na boca.

Para a especialista, sinais podem indicar que há algo de errado. “Caso a pessoa detecte feridas, manchas ou nódulos na mucosa bucal ou nos lábios, ínguas etc é importante consultar um profissional”, aconselha. Ianara garante que a melhor maneira de diminuir as doenças citadas acima é parar de fumar.

Deixe um comentário