Fireplaces invadem projetos residenciais

Quem nunca sonhou com o toque diferenciado, aconchegante e quentinho de uma lareira, agora vai se encantar com o nosso especial sobre Fireplace, que em tradução livre significa local do fogo, proposta queridinha de profissionais de arquitetura e interiores para deixar espaços internos e externos com um charme especial, funcional e resinificado.

Os dias frios ganham ainda mais encanto quando temos a oportunidade de desfrutar de um espaço pensado para agregar e tornar mais confortáveis esses momentos, e com isso, a demanda por peças sob medida e exclusivas também ganha mais espaço nesse cenário. Em travertino, granito ou pedras sintéticas, é certo que a composição ficará linda.

Alguns projetos em Brasília exibem propostas que encantam por sua versatilidade e usabilidade, uma vez que as áreas externas ganham fluxo mesmo na temporada de frio. É o caso de projeto MAAI Arquitetos Associados, em residência no Lago Norte, onde o fireplace está posicionado na área central do jardim, é coberto e ideal para reunir amigos e familiares ao redor do fogo. Toda em travertino, a proposta em estilo clássico traz o toque moderno de uma ideia cada vez mais explorada.

Casa Braconi por Denise Zuba Arquitetos / Foto Phill Vaz

O travertino também é protagonista em projeto Denise Zuba, no Lago Sul. À beira da piscina, o Fireplace compõe com a arquitetura que exalta a continuidade e tem a mesma pedra natural, explorada nos pisos e revestimentos. O escritório Quadratti Arquitetura, das sócias Tanara Machado e Andrea Nomura, aposta na beleza do Granito Petro São Gabriel para compor o protagonista de uma área externa pensada nos mínimos detalhes.

Veio para ficar

Há muito que a lareira é sucesso nos projetos de arquitetura e interiores, como podemos confirmar em projeto de Silvana Albuquerque na mostra Mailine de 2016. A arquiteta investiu na beleza da pedra Pietra Lavica, exclusividade Multipedras em Brasília, e ideal para propostas que envolvem altas temperaturas por sua alta resistência. A pedra, vale ressaltar, é produzida a partir de lava vulcânica.

Projeto de Silvana Albuquerque / Foto Edgard César
Deixe um comentário